O vale-gás, benefício que auxilia famílias de baixa renda na compra de botijões de gás de cozinha, pode sofrer alterações no valor do pagamento em 2025. Como o auxílio é calculado com base na média nacional dos preços do gás de cozinha, a recente queda no valor do produto pode resultar em um benefício menor do que os R$ 104 pagos habitualmente.
Atualmente, o vale-gás é concedido a famílias inscritas no CadÚnico que atendem aos critérios de renda estabelecidos pelo governo. Para 2025, além da possível redução no valor, o programa trará mudanças, como a possibilidade de retirada do botijão diretamente nos revendedores credenciados e o pagamento bimestral do auxílio.
Quem tem direito ao Vale-gás 2025?
De acordo com matéria da Exame, para ter direito ao Vale-gás em 2025, é necessário:
- Estar inscrito no CadÚnico;
- Renda familiar deve ser igual ou inferior a meio salário mínimo;
- Famílias chefiadas por mulheres em situação de vulnerabilidade social terão prioridade na concessão do benefício.
A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, explica como saber se você foi aceito no Vale-Gás e traz todas as regras do benefício.
Como solicitar o Vale-gás?
Para solicitar o Vale-gás, você deve procurar o CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) mais próximo de sua residência. Leve os seguintes documentos:
- Documento de identificação com foto (RG, CNH, etc.);
- CPF;
- Comprovante de residência;
- Documentos de identificação de todos os membros da família.
Novidades para 2025
- O governo está implementando um sistema que permitirá que as famílias retirem o botijão de gás diretamente em revendedores credenciados, utilizando um aplicativo da Caixa Econômica Federal;
- O pagamento do Vale-gás será realizado de forma bimestral, e o calendário será definido de acordo com o Número de Identificação Social (NIS) de cada família.