Imposto de Renda 2025: veja como ECONOMIZAR e saiba quais despesas deduzir

VITóRIA DA CONQUISTA, BA — O calendário de entrega da Declaração do Imposto de Renda 2025 ainda não foi divulgado. Apesar disso, já dá para se organizar separando os documentos que serão enviados para a Receita Federal. Algumas despesas poderão ser deduzidas, veja quais.

Imposto de Renda 2025: veja como ECONOMIZAR e saiba quais despesas deduzir
Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR

É hora de se preparar para a entrega da Declaração do Imposto de Renda 2025, que deve começar neste primeiro trimestre do ano. Os contribuintes devem informar todas as despesas que tiveram ao longo de 2024, sendo que algumas dessas despesas podem ser deduzidas.

A despesa dedutível é aquela que pode ser abatida e com isso reduzir a base de cálculo do imposto. A partir disso acontece uma redução do imposto pago pelo contribuinte ou há um aumento do valor da restituição recebida.

A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, apresenta quem precisa entregar a declaração em 2025.

Por outro lado, algumas pessoas podem ter a isenção garantida neste ano, veja o que diz o colunista Ariel França:

O que pode ser deduzido no Imposto de Renda 2025?

A B3, Bolsa de Valores do Brasil, define o que pode ser deduzido na declaração do Imposto de Renda 2025, confira:

Gastos com Saúde

Os contribuintes podem deduzir do IRPF suas despesas com saúde, sendo aceito a dedução de:

Próteses e despesas com cadeira de rodas, sejam eles do declarante ou de seus dependentes.

Exames de DNA, cirurgias plásticas, remoção de tatuagem sem solicitação médica, despesas médicas cobertas por apólice de seguro, gastos com testes ou remédios comprados em farmácia, despesas médicas cobertas pela apólice de seguro, despesas médicas de acompanhantes, gastos com passagens e hospedagens no exterior em viagem feita para um tratamento médico, não podem ser deduzidos.

Imposto de Renda 2025: veja como ECONOMIZAR e saiba quais despesas deduzir
Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR

Gastos com Educação

Nos gastos com educação a Receita Federal define um limite de R$ 3.561,50 para dedução, sendo consideradas as seguintes despesas dedutíveis:

O que não pode ser deduzido: gastos com compra de livros, materiais e transportes escolares; matrículas e mensalidades de cursos livres.

Dependentes

Quem possui algum dependente, como o pai ou filho, pode deduzir os gastos com eles no limite de R$ 2.275,08. Neste caso, são aceitos com dependentes:

No caso da pensão alimentícia, o valor só será deduzido se for pago por determinação judicial e o valor for determinado pela Justiça. Para quem recebe a pensão o valor não é tributado pelo Imposto de Renda.

Previdência

Os gastos com a Previdência podem ser abatidos totalmente, independente se o contribuinte trabalha com carteira assinada ou como profissional autônomo.

Quem tem previdência privada PGBL tem dedução de até 12% dos rendimentos tributáveis do ano. No entanto, na Previdência Privada VGBL não há dedução alguma.

Doações

As doações são deduzidas direto do valor a pagar do imposto, assim, não fazem parte da base de cálculo do IR. A Receita permite que o contribuinte faça a dedução de até 6% do valor final do imposto.

Se a doação for feita nos meses que antecedem a entrega da declaração, é possível deduzir apenas 3%.

YouTube video player
Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.
Sair da versão mobile