Governo quer alterar regra e restringir operações do saque-aniversário do FGTS; veja o que pode mudar

Em busca de um equilíbrio entre as necessidades dos trabalhadores e a saúde das contas públicas, o Governo Federal está avaliando novas regras para o saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Uma das principais mudanças em estudo é a limitação do prazo para a antecipação do saque, uma modalidade que permite ao trabalhador receber de uma só vez valores futuros do benefício.

Governo quer alterar regra e restringir operações do
saque-aniversário do FGTS; veja o que pode mudar. (Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

Atualmente, algumas instituições financeiras oferecem a antecipação do saque-aniversário do FGTS por períodos que podem chegar a 20 anos. A proposta do governo, de acordo com matéria do O Globo, é reduzir esse prazo para um período entre 3 e 5 anos. Essa medida tem o objetivo de conter o endividamento excessivo dos trabalhadores e garantir a sustentabilidade do FGTS.

Alteração da regra do saque-aniversário do FGTS

A discussão sobre as mudanças no saque-aniversário ocorre em um momento de alta dos juros e de busca por alternativas para baratear o crédito para os trabalhadores. O governo também busca conciliar diferentes interesses, como a defesa do FGTS como um fundo de garantia para o trabalhador e a necessidade de estimular a economia.

A antecipação do saque-aniversário tem sido bastante utilizada pelos trabalhadores, com cerca de 37 milhões de pessoas já tendo aderido à modalidade. No entanto, a modalidade também tem sido alvo de críticas, com argumentos de que ela incentiva o endividamento e prejudica a capacidade de poupança dos trabalhadores.

A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, comenta sobre fim do tempo para solicitação do saque-aniversário. Já o especialista Ariel França, colaborador do FDR, explica no vídeo abaixo se é possível sacar o FGTS após demissão se você optou pelo saque-aniversário.

O que está em jogo?

O governo ainda está analisando as diferentes propostas e deverá apresentar um texto final para consulta pública. A expectativa é que as novas regras sejam definidas nos próximos meses.

 

YouTube video player
Yasmin SouzaYasmin Souza
Jornalista com experiência em redação, gestão de redes sociais e SEO.
Sair da versão mobile