A alta nas taxas de juros praticadas no Brasil tem impactado diretamente a vida de muitos consumidores no país. Para quem está avaliando a possível compra de um carro, é comum se perguntar se esse é o momento certo para realizar a aquisição. Isso porque a sequência de aumentos dos juros pode impactar diretamente no valor de compra caso o veículo seja financiado.
Para alguns motoristas, o aluguel de um carro se apresenta como alternativa diante desse cenário. Por isso, é preciso que o consumidor que está prestes a fechar a compra avalie se o momento atual, levando em consideração a taxa de juros, é melhor para comprar ou alugar um carro.
Segundo a especialista do FDR, Lila Cunha, a taxa Selic é usada para guiar as taxas de juros praticadas no Brasil, o que afeta diretamente desde a concessão de crédito até o valor final de financiamentos, inclusive o de veículos.
Saiba como avaliar todos os gastos que impactam na compra ou aluguel de um carro:
- Reajustada para 13,25% ao ano, a taxa de juros alta tem tornado os financiamentos mais caros;
- De acordo com o portal de notícias IG, isso reduz especialmente a capacidade de consumo dos brasileiros;
- Além disso, a alta também gera pressão na inflação que encarece itens essenciais como a alimentação, por exemplo;
- No caso da compra de carros, é preciso levar em consideração o impacto da taxa no valor final do financiamento;
- Vale lembrar que, ao solicitar a operação de crédito, o consumidor pode ter uma projeção de quanto pagará até o final do financiamento;
- Além disso, também é preciso calcular outros custos;
- Isso porque a compra de um carro também envolve outros gastos como o pagamento do IPVA e dos combustíveis, por exemplo;
- Todos esses valores devem ser levados em consideração no momento da decisão;
- No entanto, vale lembrar que quem opta por adquirir um carro acaba contando com um bem que posteriormente poderá ser revendido, garantindo dinheiro no bolso para o vendedor.
Aprenda a obter descontos no IPVA neste vídeo do colaborador do FDR, Ariel França: