Para aqueles brasileiros que pretendem iniciar novas rotinas e novos hábitos neste ano, uma das prioridades essenciais é economizar dentro de casa para ter uma conta de luz mais barata. Confira dicas para economizar na conta de luz.
Mesmo que o mês de janeiro de 2025 esteja com a bandeira verde, que não possui uma cobrança adicional, a conta de luz é uma boa forma de economizar financeiramente. Isso porque com apenas pequenas mudanças nos hábitos diários, o resultado pode ser uma grande economia, sem abrir mão do conforto e das necessidades.
Segundo o Investidor, com algumas práticas simples, é possível contribuir para um consumo mais equilibrado e economizar energia.
Confira dicas para pagar menos na conta de luz
-
Desligue os aparelhos da tomada: carregadores, TVs, computadores e outros dispositivos podem consumir energia mesmo quando não estão em uso, no modo “standby”.
-
Evite usar aparelhos de grande porte, como máquina de lavar e lava-louças, nos horários de pico (18h às 21h), quando a energia é mais cara.
-
Lave mais roupas de uma só vez;
-
Escolha eletrodomésticos eficientes: ao comprar novos aparelhos, opte pelos que possuem o selo Procel de eficiência energética;
-
Aproveite a luz natural: durante o dia, mantenha as cortinas abertas para aproveitar a luz natural e reduzir o uso de lâmpadas.
-
Substitua lâmpadas incandescentes ou fluorescentes por lâmpadas LED, que são mais econômicas e duráveis;
-
Ajuste a temperatura do ar-condicionado: mantenha a temperatura do ar-condicionado entre 23°C e 25°C. Cada grau a menos aumenta o consumo de energia.
A especialista Yasmin Souza comenta qual eletrodoméstico é o vilão da conta de energia, confira.
Calor chegando: veja dicas para escolher o ar-condicionado ideal com maior economia de energia
O verão já chegou e no Brasil, as temperaturas estão cada vez mais altas. Para muitos brasileiros, é impossível ficar em um ambiente fechado sem o ar-condicionado ligado. Por isso, é necessário prestar atenção na hora de comprar os aparelhos para não sofrer com impactos no valor da conta de luz no fim do mês.
Um passo importante na hora de comprar é verificar o selo de eficiência energética. Quanto mais próximo do A, melhor. E é ideal que o consumidor compare o custo do aparelho com a economia de energia a longo prazo.
Veja quais são os melhores modelos de ar-acondicionado.