Receita Federal emite comunicado novas regras para declaração do Imposto de Renda

Os contribuintes já devem estar preparados para o início da entrega da declaração do Imposto de Renda de 2025. Os valores a serem repassados são relativos ao ano passado, e nenhuma movimentação pode passar sem registro para evitar as consequências. 

imposto de renda
Receita Federal emite comunicado novas regras para declaração do Imposto de Renda
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

A partir de março os contribuintes já devem dar início a entrega da declaração do Imposto de Renda. O prazo deve ser mantido como no ano passado, em que o brasileiro teve até o fim do mês de maio para entregar o documento. 

A principal mudança trazida até agora é o aumento da faixa de isentos, e a confirmação de que as movimentações financeiras estarão cada vez mais fiscalizadas.

Mesmo tendo revogado a ordem para que os bancos digitais repassem o relatório da movimentação dos seus clientes, a Receita Federal pode recebê-los pelo envio voluntário dessas instituições. 

Quem precisa fazer a declaração do Imposto de Renda em 2025?

Ainda não foi divulgado o novo limite de isenção de ganhos e tributos para declaração do Imposto de Renda 2025. Porém, há chances de esses valores serem atualizados para os rendimentos tributáveis e não tributáveis.

Em 2024 foram obrigados a declarar:

Qual será a nova faixa de isenção do Imposto de Renda em 2025?

A nova faixa de isenção do Imposto de Renda em 2025 deve ser a principal mudança neste ano. A expectativa pe de que o rendimentos de isentos suba parta dois salários mínimos atuais. Isso significa que o rendimento mensal para não pagar imposto vai:

Agora, o Ministério da Fazenda planeja como esse aumento da isenção vai ser compensado. Isso porque, há impactos para o orçamento público e que precisam ser aprovados.

“Prioridade agora é ajustar o Orçamento à legislação que foi aprovada no final do ano passado e, na sequência, nós vamos tomar providências para isso. Deve ter uma atualização [para 2 salários mínimos]. Nós estamos considerando essa possibilidade para manter o ritmo de incremento, de mudança da faixa de isenção”, disse o ministro da Fazenda, segundo o Poder 360.

A quantia ainda não compensa a inflação, logo a defasagem na tabela do IRPF obriga mais pessoas a pagarem pelo imposto.

Os cálculos da a Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Unafisco) apontam que a defasagem, até dezembro do ano passado, para quem ganha até dois salários mínimos é de 127,34%.

Nova faixa de isenção do Imposto de Renda em 2026

Hoje, a expectativa é de que quem tem rendimento mensal igual a R$ 3.036 não seja tributado, ou seja, não precisará pagar pelo Imposto de Renda. O valor atual equivale a dois salários mínimos por mês.

Mas para 2026 as expectativas são ainda maiores. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve cumprir com sua promessa de campanha, e então a mudança seria de:

Simulador do Imposto de Renda 2025

No simulador do Imposto de Renda 2025 o contribuinte precisa informar no sistema todos os valores referentes aos seus rendimentos tributáveis, isto é, os rendimentos que geram cobrança de imposto (ex.: salário, investimentos).

Depois, será necessário informar as suas deduções, ou seja, os gastos que somou durante o ano passado. Vale o que for gasto do seu dinheiro para dependentes, também devem ser inclusos os gastos com doações para entidades autorizadas pela Receita.

Por fim, o sistema vai informar o quanto precisa ser pago de imposto pelo contribuinte, e qual foi o percentual aplicado sobre os seus rendimentos.

Para o trabalhador com carteira assinada existe o IRRF (Imposto de Renda Retido da Fonte) em que o valor do imposto a ser pago é descontado direto do salário do cidadão.

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile