Nem gasolina, nem diesel: este é o gás com redução de preço a partir de 01/02

O anúncio do reajuste da gasolina e do diesel, programado para entrar em vigor a partir deste sábado (1º), pegou muitos motoristas brasileiros de surpresa. No entanto, apesar da perspectiva de alta nesses combustíveis, alguns consumidores poderão respirar aliviados, já que outro importante combustível terá uma redução de preço a partir de hoje.

Nem gasolina, nem diesel: este é o gás com redução de preço a partir de 01/02. (Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

A mudança será aplicada no gás natural que seguirá a tendência contrária dos outros combustíveis. Segundo o especialista do FDR, Lila Cunha, a redução acontecerá por conta da queda do valor do ICMS cobrado no gás natural. A partir deste sábado (1º), o imposto cobrado no quilo do gás natural passará de R$ 1,4139 para R$ 1,3900.

Apesar de ser estadual, essa cobrança é realizada de forma unificada no Brasil depois que um acordo foi firmado entre os estados. Com isso, a queda no valor deverá ser 1,7%, trazendo algum alívio financeiro para os motoristas que usam o GNV como combustível.

Além disso, outro gás terá o valor reduzido. Se trata do GLP que é usado no gás de cozinha. Para esse item, a redução média será de 1%. Vale lembrar que essa é a queda no valor praticado pelas distribuidoras. No entanto, a tendência é de que a queda seja repassada para o consumidor final.

Aprenda a economizar nos combustíveis em 2025:

  • Os motoristas que desejam economizar em 2025 podem adotar algumas estratégias para reduzir os gastos com combustíveis;
  • Também é recomendado verificar a pressão dos pneus e usar o ar-condicionado com a recomendação;
  • Uma das principais recomendações é manter a revisão dos carros em dia para evitar gastos adicionais com eventuais vazamentos;
  • No momento da dirigir também é preciso tomar alguns cuidados como manter a velocidade constantes, por exemplo;
  • Dessa forma, os motoristas devem evitar acelerações ou frenagens buscas;
  • Os motoristas também devem usar a marcha correta e evitar levar muito peso no veículo, já que isso pode aumentar o gasto com combustível.