Faz parte dos 93% que sonham com a casa própria? Veja se ainda vale a pena comprar ou seguir no aluguel

Sonho de diversos brasileiros, a casa própria ainda é apenas um desejo para a grande maioria da população do país. Segundo uma pesquisa realizada pelo Datafolha, cerca de 93% dos brasileiros que pagam o aluguel desejam comprar uma casa própria. No entanto, é preciso realizar as contas para saber se a aquisição realmente vale a pena.

Faz parte dos 93% que sonham com a casa própria? Veja se ainda vale a pena comprar ou seguir no aluguel.  (Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

Ainda segundo a pesquisa do Datafolha, 25% desses brasileiros têm planos de conquistar um imóvel neste ano. Por isso, é essencial que os consumidores avaliem se a compra é vantajosa. Segundo a especialista do FDR, Lila Cunha, a resposta depende do cenário financeiro vivido por cada pessoa. 

Isso porque, para alguns cidadãos, a compra pode ser realizada à vista. Já para outros, é preciso realizar o financiamento imobiliário, que exige que o cidadão calcule especialmente os juros que precisarão ser pagos nesse tipo de operação de crédito.

Neste vídeo o colaborador do FDR, Ariel França, traz mais informações sobre o programa do Minha Casa Minha Vida. Confira:

Saiba em quais casos a compra da casa própria é vantagem:

  • Atualmente, alguns programas facilitam a realização do financiamento imobiliário;
  • É o caso do Minha Casa Minha Vida que disponibiliza condições especiais para o trabalhador;
  • Por meio da iniciativa também é possível contar com subsídios que são distribuídos pelo Governo Federal;
  • Nesse caso, o cidadão pode ter o valor a ser pago reduzido de forma significativa;
  • Além disso, alguns governos estaduais também oferecem outros subsídios que diminuem o valor do financiamento;
  • Nesse caso, a recomendação é de que o cidadão busque saber se é possível se enquadrar em um dos programas sociais e desfrutar do benefício;
  • Caso consiga se enquadrar, o trabalhador poderá obter mais vantagens ao comprar a casa própria do que ao se manter no aluguel;
  • Vale lembrar ainda que, caso ele não possua todo o valor restante necessário para a compra, também é possível realizar um parcelamento do financiamento que ajudará na quitação da casa própria.