Adeus salário mínimo: veja como ter mais de uma fonte de renda em 2025

Com cada vez mais gastos e despesas, os brasileiros não param de pensar na possibilidade de receber mais de um salário mínimo neste ano. Parou de ser um desejo e começou a ser uma necessidade. Veja como ter mais de uma fonte de renda. 

Adeus salário mínimo: veja como ter mais de uma fonte de renda em 2025
Imagem: Jeane de Oliveira / FDR

 

Segundo o Investidor, o trabalhador que tem o objetivo de garantir uma estabilidade e um crescimento financeiro está no momento perfeito para expandir seus horizontes e começar a investir em novas possibilidades. 

Mas além da estabilidade financeira, esse pode ser um momento para explorar talentos e investir em sonhos antigos que foram esquecidos com as obrigações da vida adulta. 

Como ter mais de uma fonte de renda em 2025? 

A resposta é: empreender! O empreendedorismo não é algo novo, mas hoje em dia está mais fácil começar um negócio. 

Com o avanço da tecnologia, algumas barreiras foram reduzidas para quem quer empreender. Em 2025, com ferramentas como inteligência artificial, plataformas de e-commerce e redes sociais, o trabalhador pode iniciar um negócio com pouco investimento inicial.

Além disso, o empreendedorismo não precisa ser um grande projeto. Você pode começar algo paralelo ao seu emprego principal e, à medida que o negócio cresce, ele pode virar sua principal fonte de renda. A especialista Yasmin Souza reuniu uma lista com diversas fraquias em conta para investir.

As plataformas de trabalho remoto e a economia de gig (ou sob demanda) cresceram muito nos últimos anos. A educação contínua também é muito importante para quem quer explorar novas áreas de atuação. Cursos online e especializações podem te ajudar a aprender novas habilidades e transformá-las em fonte de renda. 

O mercado financeiro também é uma ótima opção para diversificar a sua renda. Neste ano, as informações, ferramentas e produtos financeiros estão mais acessíveis do que nunca.  O mercado financeiro pode ser complexo, mas, com estudo e planejamento, é possível investir de forma segura. Existem diversas opções, como ações, fundos imobiliários, renda fixa, ETFs e criptomoedas. O importante é entender seu perfil de investidor e escolher as opções certas.

O day trade também é uma alternativa para quem quer lucros rápidos, mas é importante se preparar antes de começar. Existem plataformas, como a Atom Educacional, que oferecem treinamentos e testes, permitindo que você aprenda e pratique antes de investir seu próprio dinheiro.

YouTube video player
Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
Sair da versão mobile