Governo acelera construção de mais de 1.000 unidades habitacionais em 36 municípios; confira quem são os sortudos

RECIFE (PE) — Conseguir a casa própria é um desejo de muitos brasileiros que batalham diariamente para realizar esse sonho. Nesta semana, alguns brasileiros que aguardam a liberação de novas unidades habitacionais celebram o anúncio da construção de mais de 1.000 moradias em 36 municípios.

Governo acelera construção de mais de 1.000 unidades habitacionais em 36 municípios; confira quem são os sortudos. (Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

Segundo a especialista do FDR, Laura Alvarenga, a construção das novas moradias será realizada no estado do Rio Grande do Sul. De acordo com o comunicado oficial realizado pelo Governo Federal, a medida deverá atender especialmente as famílias do estado que foram afetadas pelas enchentes durante o ano de 2024.

No total, serão construídas 1.332 unidades habitacionais em áreas urbanas. As moradias serão viabilizadas por meio da modalidade Calamidades do programa do Minha Casa Minha Vida. A construção será realizada em cidades que tiveram o estado de calamidade pública ou situação de emergência reconhecidos durante o ano de 2024.

Neste vídeo o colaborador do FDR, Ariel França, traz mais informações sobre o programa do Minha Casa Minha Vida. Confira:

Confira outras ações além da construção de moradias no Rio Grande do Sul:

  • A construção de novas moradias faz parte de uma das medidas que serão tomadas pelo Conselho de Monitoramento das Ações e Obras para Reconstrução do Rio Grande do Sul;
  • Atualmente, o conselho é responsável por gerir um total de R$ 6,5 bilhões em recursos;
  • O valor é destinado para ações de reconstrução do estado que foi atingido por fortes chuvas no ano de 2024;
  • Além da construção de novas casas, o estado também foi beneficiado com outras iniciativas;
  • Entre elas, a antecipação do pagamento do Bolsa Família durante todo o ano de 2024;
  • Os trabalhadores com recursos no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) também puderam realizar o saque de parte dos recursos;
  • O Governo Federal disponibilizou ainda um pagamento R$ 6,2 mil;
  • Além disso, outros pagamentos de benefícios também foram realizados pelos governos estaduais.

 

Danielle SantanaDanielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.