Governo bate o martelo sobre o uso do FGTS para empréstimo consignado; veja quando será liberado

Uma nova era para o crédito consignado está se aproximando! O Governo Federal está finalizando uma proposta que permitirá que o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) seja utilizado como garantia para a obtenção de empréstimos consignados.

Essa medida, que utiliza o FGTS para empréstimo consignado, deve ser enviada ao Congresso Nacional ainda no primeiro trimestre de 2025 e promete revolucionar o mercado de crédito trazendo diversas vantagens para os trabalhadores brasileiros.

De acordo com O Globo, a principal mudança é a possibilidade de utilizar o saldo do FGTS como garantia para a obtenção de empréstimo consignado. Atualmente, o crédito consignado para trabalhadores do setor privado é limitado e as taxas de juros costumam ser altas devido à necessidade de convênios entre as empresas e as instituições financeiras.

Com a nova regra, o trabalhador poderá solicitar o empréstimo consignado diretamente em qualquer banco, sem a necessidade de que sua empresa tenha um convênio específico. Além disso, a taxa de juros deverá ser mais competitiva, já que o FGTS oferecerá uma garantia adicional para as instituições financeiras.

A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, explica se o empréstimo consignado do INSS para idosos vale a pena.

Quais os benefícios do empréstimo consignado para o trabalhador?

  • Mais opções de crédito: o trabalhador terá acesso a um maior número de instituições financeiras e produtos de crédito;
  • Taxas de juros mais competitivas: a concorrência entre as instituições financeiras deve levar à redução das taxas de juros;
  • Maior flexibilidade: o trabalhador poderá utilizar o crédito consignado para diversas finalidades, como a compra de bens duráveis, a realização de reformas em casa ou até mesmo para quitar dívidas.

Como funcionará na prática?

A proposta ainda está em fase de finalização, mas a ideia é que o trabalhador possa solicitar o empréstimo consignado diretamente em seu banco ou em qualquer outra instituição financeira. O valor do empréstimo será descontado diretamente da folha de pagamento do trabalhador, assim como ocorre com os empréstimos consignados tradicionais.

Quais as garantias para o trabalhador?

O governo está trabalhando para garantir que o trabalhador tenha todas as informações necessárias para tomar uma decisão consciente sobre a contratação do empréstimo consignado. Além disso, estão sendo estabelecidas regras para proteger o trabalhador de possíveis abusos por parte das instituições financeiras.

E o saque-aniversário?

A nova modalidade de crédito consignado não irá interferir no saque-aniversário do FGTS. Os trabalhadores poderão continuar a sacar uma parte do seu FGTS anualmente, caso optem por essa modalidade.