A semana começou com uma boa notícia para milhares de brasileiros: os pagamentos de 1 salário mínimo vão começar a ser liberados pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). A partir desta segunda-feira, 27 de janeiro, aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios sociais já podem contar com o primeiro pagamento do ano.
Os pagamentos de 1 salário mínimo representam mais do que apenas um valor financeiro — são um reconhecimento pelos anos de trabalho e dedicação dos aposentados e pensionistas. Para muitos, esse benefício é essencial para garantir dignidade, conforto e segurança na terceira idade, além de ser uma conquista significativa que reflete a importância da contribuição desses cidadãos para o desenvolvimento do Brasil.
Pagamentos de 1 salário mínimo
De acordo com o Governo, o calendário de pagamentos varia de acordo com o valor do benefício e o número final do cartão do benefício.
- Beneficiários que recebem até um salário mínimo: os pagamentos serão realizados entre os dias 27 de janeiro e 7 de fevereiro, de acordo com o número final do cartão do benefício;
- Beneficiários que recebem acima de um salário mínimo: os pagamentos serão realizados entre os dias 3 e 7 de fevereiro, de acordo com os números finais do cartão do benefício.
A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, te ajuda a descubrir se o seu benefício do INSS já foi aprovado para 2025.
Confira o calendário completo abaixo
Até um salário mínimo
- Final 1: 27 de janeiro;
- Final 2: 28 de janeiro;
- Final 3: 29 de janeiro;
- Final 4: 30 de janeiro;
- Final 5: 31 de janeiro;
- Final 6: 3 de fevereiro;
- Final 7: 4 de fevereiro;
- Final 8: 5 de fevereiro;
- Final 9: 6 de fevereiro;
- Final 0: 7 de fevereiro.
Acima de um salário mínimo
- Finais 1 e 6: 3 de fevereiro;
- Finais 2 e 7: 4 de fevereiro;
- Finais 3 e 8: 5 de fevereiro;
- Finais 4 e 9: 6 de fevereiro;
- Finais 5 e 0: 7 de fevereiro.
Como consultar o extrato de pagamentos?
Para consultar o valor do benefício e a data exata do pagamento, o segurado pode acessar o aplicativo ou site do Meu INSS. Basta fazer o login com seu CPF e senha e acessar a opção “Extrato de Pagamento”.