O Brasil atingiu um marco histórico ao ultrapassar 25 milhões de aposentadorias ativas, reforçando a relevância da Previdência Social na garantia de direitos e segurança financeira para a população. No total, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) beneficia mais de 41 milhões de pessoas, das quais mais da metade são aposentados.
As mulheres têm destaque nesse cenário, representando a maioria dos aposentados com mais de 12 milhões de aposentadorias ativas registradas. Esses números evidenciam o impacto da Previdência Social, que comemorou, em 24 de janeiro de 2025, 102 anos desde sua criação pela Lei Eloy Chaves.
Direitos das aposentadorias ativas
Além do benefício mensal, os aposentados têm direito a uma série de outros benefícios, como:
- Saque do FGTS: após a aposentadoria, é possível sacar o saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS);
- Manutenção do plano de saúde: caso tenha contribuído para um plano de saúde, o aposentado pode continuar utilizando o serviço, assumindo o pagamento integral da mensalidade;
- Prioridade na restituição do Imposto de Renda: aposentados com 60 anos ou mais têm prioridade na restituição do Imposto de Renda;
- Descontos em serviços: aposentados têm direito a descontos em diversos serviços, como ingressos para eventos culturais, transporte público e medicamentos;
- Prioridade em processos: aposentados têm prioridade em processos judiciais;
- Programas habitacionais: aposentados têm prioridade em programas habitacionais públicos.
A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, traz uma boa notícia para quem trabalhou 15, 20 ou 25 anos em profissão com insalubridade.
Como solicitar aposentadoria?
Você deve reunir os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência, carteira de trabalho, extrato do FGTS, entre outros documentos específicos dependendo do tipo de aposentadoria que você está solicitando.
Com isso, você pode entrar em contato com o INSS através do site ou aplicativo ‘Meu INSS‘ para realizar a sua solicitação de aposentadoria.