O 13º salário do INSS é um direito assegurado a aposentados e pensionistas, mas o calendário oficial de 2025 ainda não foi divulgado. Apesar disso, já há estimativas sobre os períodos em que o benefício poderá ser liberado, trazendo alívio financeiro para milhões de brasileiros.
Com base nos pagamentos realizados em 2024, a previsão é que o 13º salário do INSS seja dividido em duas parcelas. A primeira poderá ser paga em abril, enquanto a segunda deverá ser depositada em maio. Essas datas, no entanto, dependem de confirmação oficial do Governo Federal.
Quer saber mais sobre quem tem direito, valores e detalhes do benefício? Continue acompanhando as atualizações em fontes confiáveis e fique por dentro de todas as informações sobre o 13º salário do INSS em 2025.
Quem tem direito ao 13º salário do INSS?
O 13º salário do INSS é destinado aos segurados que recebem benefícios previdenciários específicos. Entre eles, estão aposentadorias por idade, tempo de contribuição, invalidez e especiais, além de pensões por morte.
Outros benefícios contemplados incluem auxílio-doença, auxílio-reclusão e salário-maternidade. Esses pagamentos adicionais são um direito garantido e representam um importante reforço no orçamento de milhões de brasileiros.
Vale lembrar que beneficiários do BPC/LOAS não têm direito ao 13º salário do INSS, já que este programa é considerado um auxílio assistencial, e não previdenciário.
13º salário do INSS será antecipado em 2025?
O 13º salário em 2025 traz expectativas de que o pagamento seja novamente antecipado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Essa prática tem ocorrido nos últimos anos, beneficiando milhões de segurados com acesso mais rápido ao valor.
Caso a antecipação do 13º salário em 2025 seja confirmada, aposentados, pensionistas e outros beneficiários poderão planejar melhor suas finanças. A medida, se adotada, ajudará especialmente aqueles que aguardam o recurso para quitar despesas ou reforçar o orçamento.