Reveladas as 6 habilidades de trabalho que não terão mais importância no futuro

O avanço da tecnologia e a chegada de novas ferramentas de inteligência artificial (IA) tem gerado apreensão em muitos cidadãos brasileiros. Isso porque, com a evolução dos sistemas e processos, algumas habilidades de trabalho consideradas essenciais atualmente não deverão mais ter tanta importância no futuro. Confira nesta matéria quais são as 6 habilidades de trabalho que deverão se tornar desnecessárias em breve.

Reveladas as 6 habilidades de trabalho que não terão mais importância no futuro. (Imagem: Pexels/Reprodução)

De acordo com a especialista do FDR, Lila Cunha, é essencial que os trabalhadores se mantenham atentos para saber quais de suas competências poderão ser requisitadas no futuro. Isso porque, com a perspectiva de perda de relevância deessas 6 habilidades de trabalho, a adaptação ao novo cenário será essencial.

Veja a lista das 6 habilidades de trabalho que se tornarão desnecessárias no futuro:

  • De acordo com o ChatGPT, a habilidade de escrita manual e de caligrafia deixará de ser necessária em breve;
  • Isso porque o avanço da digitalização tem transformado o formato de comunicação, dispensando a escrita à mão;
  • Além disso, a capacidade de realizar cálculos manuais também deverá ter uma relevância menor no futuro;
  • Com o fácil acesso a dispositivos inteligentes, os cálculos deverão ser realizados por calculadoras ou programas criados especialmente para isso e capazes de realizar grandes operações;
  • Outra habilidade que deverá deixar de ter importância é o conhecimento básico de tecnologias antigas como o FAX ou criação de planilhas Excel, por exemplo;
  • Essa mudança também acontecerá por conta do avanço da tecnologia que terá a capacidade de realizar esse tipo de atividade;
  • Os serviços que envolvem trabalhos repetitivos não especializados também deverão enfrentar mudanças no futuro, já que poderão ser substituídos pela robótica em conjunto com a inteligência artificial;
  • Outra atividade como a memorização de dados também deverá ser menos relevante, já que assistentes inteligentes também terão a capacidade de realizar a tarefa;
  • Por fim, o atendimento básico ao cliente também deverá passar a ser realizado por inteligência artificial que já podem ser programadas para se tornarem capazes de responder perguntas comuns.

Neste vídeo o colaborador do FDR, Ariel França, traz mais informações para quem deseja se preparar para o futuro. Confira: