Disponível para um grupo específico de trabalhadores brasileiros, a aposentadoria antecipada do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) permite que esses cidadãos possam contar com o benefício após um menor tempo de trabalho. Para tal, é preciso que o trabalhador cumpra alguns requisitos estabelecidos pelo órgão federal.
Atualmente, a aposentadoria do INSS é disponibilizada para os cidadãos que realizam contribuições periódicas para o órgão federal. No entanto, é preciso cumprir um prazo mínimo de contribuições para ter acesso ao benefício. Segundo a especialista do FDR, Lila Cunha, quem tem acesso à aposentadoria antecipada tem esse tempo reduzido de forma significativa.
Para ter direito ao benefício, é preciso que o trabalhador se enquadre nos critérios da chamada aposentadoria especial do INSS. Esse modelo foi criado para proteger o cidadão que realiza atividades formais em condições consideradas impróprias ou insalubres.
Por conta do alto risco existente nesse tipo de profissão, o tempo de trabalho necessário para a conquista da aposentadoria do INSS é reduzido. Dependendo do risco enfrentado, o trabalhador pode se aposentar após 15 anos de trabalho. Para tal, ele deverá comprovar que exerceu suas atividades em um ambiente impróprio.
Saiba como pedir a aposentadoria antecipada do INSS:
- Atualmente, os benefícios do INSS podem ser solicitados online, o que garante maior praticidade para o trabalhador;
- Para tal, o cidadão deverá acessar a plataforma do Meu INSS;
- Em seguida, será preciso efetuar o login usando o seu CPF e senha cadastradas;
- Caso ainda não tenha cadastro, o cidadão poderá realizar a criação na hora e abrir o pedido;
- Para tal, ele deverá buscar a opção de “Pedir aposentadoria” na plataforma;
- Nesse momento, alguns documentos serão solicitados;
- No caso da aposentadoria especial, será preciso apresentar o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) que irá detalhar a atividade exercida;
- Em seguida, caso tenha o benefício aprovado, o cidadão passará a receber o pagamento mensal do INSS.
O colaborador do FDR, Ariel França, traz outras informações sobre os pagamentos do INSS em janeiro. Confira: