Fraudes no PIX em expansão: Receita Federal orienta como se proteger!

Depois que o assunto do momento virou as novidades envolvendo o PIX, muitos bandidos têm usado dessa onda para criar golpes e fraudes. A partir disso a Receita Federal emitiu um comunicado orientando a respeito do assunto para que ninguém perca seu dinheiro. 

pix
Fraudes no PIX em expansão: Receita Federal orienta como se proteger!
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

De acordo com o relatório da ACI Worldwide, o Brasil tem o segundo maior mercado de pagamentos em tempo real do mundo. Por outro lado, estima-se que fraudes no Pix devem gerar um prejuízo de cerca de R$ 11 bilhões em 2028.

Os resultados foram calculados em um cenário em que o país não crie nenhum tipo de solução antifraude que consiga barrar situações que coloquem o método de pagamento em risco. 

“Nossa análise indica que, ao implementar estratégias avançadas de IA, o Brasil poderia potencialmente economizar mais de US$ 1 bilhão em perdas por fraude até 2028”, complementa o estudo, segundo o jornal Terra.

Golpe do PIX cobra taxa usando nome da Receita Federal

De acordo com a Receita Federal, os golpistas estão usando o seu nome para roubar dinheiro das pessoas. Segundo o detalhamento do Fisco o que tem acontecido é:

A mensagem, claro, é falsa e a Receita Federal alerta para que os brasileiros não caiam no golpe. 

Como se proteger do golpe do PIX?

Para não cair em fraudes que envolvam o uso do PIX, o cliente pode tomar algumas atitudes de prevenção.

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile