Responsável por realizar a concessão de benefícios como auxílios, pensões ou aposentadorias, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) anunciou recentemente uma redução significativa na fila de espera para a liberação de benefícios.
De acordo com um comunicado divulgado nesta semana pelo órgão federal, o total de pessoas que aguardam na fila da perícia médica do INSS caiu em 40,7% no ano de 2024. Além disso, o tempo de espera também foi reduzido de forma significativa.
Para garantir a redução, uma série de medidas foram tomadas pelo Governo Federal. Entre elas, a implantação do Atestmed que permite que a liberação do benefício de incapacidade temporária de forma simplificada.
“Nos últimos dois anos, enfrentamos o acúmulo de pedidos de reconhecimento de direitos que estavam represados. E um dos pontos de sucesso são as perícias realizadas por meio do Atestmed, que chegam até o Brasil profundo para facilitar o atendimento e reduzir os prazos para efetivação dos benefícios. Evitamos, assim, a necessidade de grandes deslocamentos”, afirmou o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi.
Além disso, a realização de mutirões de perícias médicas também tem facilitado a liberação do benefício do INSS. Segundo o órgão federal, cerca de 135 mil atendimentos foram realizados por meio de mutirões.
Saiba como pedir o seu benefício do INSS:
- Atualmente, é possível realizar a solicitação de auxílios ou benefícios permanentes online, o que garante maior praticidade para os cidadãos;
- Para tal, é preciso acessar a plataforma do Meu INSS que reúne uma série de serviços do órgão federal;
- Ao entrar, o cidadão deverá informar o seu CPF e senha cadastradas;
- Caso ainda não tenha cadastro, será possível criar na hora informando os seus dados pessoais;
- Em seguida, o cidadão deverá clicar na opção de solicitar benefício e escolher qual serviço deseja;
- Segundo a especialista do FDR, Laura Alvarenga, será necessário anexar os documentos solicitados e aguardar a análise do órgão federal;
- Caso tenha o benefício aprovado, o cidadão poderá receber o pagamento do INSS.
Confira outras informações sobre um alerta do INSS neste vídeo do colaborador do FDR, Ariel França: