Critérios para solicitação do auxílio-doença 2025: veja as exigências do INSS para aprovar o pagamento

O trabalhador que precisar se afastar do trabalho devido a uma situação de saúde, pode contar com o pagamento do auxílio-doença 2025. Não há número mínimo ou máximo de parcelas, tudo vai depender da condição de incapacidade que o trabalhador apresentou. 

auxílio-doença
Critérios para solicitação do auxílio-doença 2025: veja as exigências do INSS para aprovar o pagamento (Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

O Benefício por Incapacidade Temporária, como formalmente é chamado o auxílio-doença, passa a ser pago para o trabalhador de carteira assinada em situações que exigem licença médica de mais de 15 dias. O INSS se responsabiliza pelo salário a partir do 16º dia.

Os autônomos a partir do primeiro dia de licença já podem pedir pelo benefício. O perito médico é que vai indicar até quando é preciso que o pagamento seja feito, cobrindo o salário do trabalhador enquanto este está de licença. 

 

Quais os critérios para solicitação do Auxílio-doença 2025?

As exigências para conseguir o auxílio-doença no INSS são apenas duas: cumprir o tempo de carência, e comprovar por perícia médica que de fato está incapacitado. 

No caso da carência a exigência são:

Salvo exceções na comprovação dos seguintes casos que garantem isenção da carência de contribuições:

Como pedir o auxílio-doença no INSS?

O pedido do auxílio-doença é feito pelo Meu INSS, App ou site, tudo de forma online. Funciona assim:

Outra alternativa, recém adotada, é comparecer até um ponto de atendimento dos Correios. Por lá, um funcionário vai fazer o pedido do auxílio-doença no sistema do INSS, usando o atestado médico que deve ser levado pelo solicitante.

Também por esse meio será feito o agendamento da perícia médica. Uma segunda alternativa é enviar o atestado médico que contenha todas as informações sobre o seu estado de incapacidade, e a partir disso o Atestmed que é a perícia digital, vai conceder o auxílio. 

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile