CIN: por que vale a pena trocar RG pelo novo documento de identidade?

Hoje, quem vai até o órgão emissor de documentos do seu estado pode escolher entre a emissão do RG (Registro Geral), ou da CIN (Carteira de Identificação Nacional). O governo tem incentivado que o cidadão escolha a segunda opção, mas por que vale mais a pena?. 

RG
CIN: por que vale a pena trocar RG pelo novo documento de identidade?
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Pelo menos 17 milhões de brasileiros já possuem a CIN, segundo dados do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. A troca do RG para esse modelo mais moderno está autorizada em todos os estados brasileiros.

Porém, hoje ainda é opcional escolher a carteira recém lançada ou o documento mais antigo. A CIN só começa a ser obrigatória em 2032, até lá quem não quiser não precisa emiti-la, e mais, quem estiver com alguma pendência que impeça sua emissão não terá problemas em não usar. 

Por que vale a pena escolher a emissão da CIN?

Quem escolher a nova carteira de identidade terá reservados benefícios como a inclusão dos seus registros civis em uma única carteira, além de:

Nessa opção o número do RG perde o seu uso. O Ministério de Gestão e Inovação defende que apenas o uso do CPF como identificação do brasileiro é uma forma de diminuir o total de fraudes, golpes e outros. 

Isso porque, como o órgão emissor do RG é o estado, o cidadão pode emitir um registro em cada estado brasileiro. 

Passo a passo para emitir a nova Carteira de Identidade

Nos dois casos, seja do CIN ou do RG, é necessário aguardar a emissão do documento que dura em torno de 5 a 25 dias úteis. 

A primeira via é totalmente gratuita, e o passo a passo para emissão incluí:

 

 

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile