INSS facilita a vida dos idosos aposentados com mudanças no Meu INSS Vale+

Desde o ano passado, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) oferece a antecipação de um valor das aposentadorias aos beneficiários. Agora, com uma decisão anunciada nesta semana, os segurados poderão utilizar o cartão físico ou outro meio disponível com a biometria para antecipar R$150 pelo programa Meu INSS Vale+. 

INSS facilita a vida dos idosos aposentados com mudanças no Meu INSS Vale+
Imagem: FDR

 

Com a nova medida, a transação será permitida desde que os aposentados do INSS utilizem o cartão da sua instituição financeira, que tenha chip e senha pessoal para confirmação de segurança. 

Segundo o Extra, a medida foi tomada porque o benefício não está sendo disponibilizado de forma rápida e ágil em algumas regiões do país. 

Entenda o programa Meu INSS Vale+ que permite antecipar aposentadoria 

  • O cartão Meu INSS Vale+ permite que aposentados e pensionistas antecipem R$ 150 de seus benefícios;

  • O pagamento do valor é feito no mês seguinte, sem juros, correção ou qualquer taxa adicional;

  • O desconto é feito diretamente na folha de pagamento do segurado;

  • Porém, a antecipação salarial só pode ser com instituição financeira que tenha mínimo 12 meses de experiência com esse tipo de serviço e com convênio ou Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o INSS para antecipar parte do valor do benefício.

A especialista do FDR, Jamille Novaes, comenta sobre o programa, confira.

Está na fila para receber o INSS? Comunicado geral é emitido alegrando futuros beneficiários

Uma boa notícia para os brasileiros que pretendem dar entrada na aposentadoria do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS): o presidente do órgão, Alessandro Stefanutto, informou que o tempo médio para a concessão de benefícios deve cair para 30 dias até o final do primeiro semestre deste ano. Atualmente, o prazo legal é de 45 dias. 

Apesar do prazo legal, o INSS, hoje, disponibiliza o benefício com uma média de 39 dias. O prazo dado pelo órgão para a mudança é até dia 30 de junho.

Até dezembro de 2024, pelo menos 38 milhões de pessoas são beneficiadas com aposentadorias, pensões e outros auxílios oferecidos pelo programa, como auxílio-doença e seguro-desemprego. As informações são do IG.