Idosos na fila do INSS podem começar a receber o benefício MAIS RÁPIDO e o novo prazo é revelado

Um comunicado realizado nesta semana pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) trouxe alegria para milhares de cidadãos que aguardam a liberação de algum benefício do órgão federal. Em breve, a perspectiva é de que o tempo necessário para análise e liberação da aposentadoria seja reduzido com o andamento mais rápido da fila do INSS.

Idosos na fila do INSS podem começar a receber o benefício MAIS RÁPIDO e o novo prazo é revelado. (Imagem: Jeane de Oliveira/FDR)

Atualmente, o prazo legal para análise do pedido de aposentadoria do INSS é de até 45 dias. No entanto, a proposta do Governo Federal é de que esse tempo passe a ser de, em média, até 30 dias. Na prática, isso significa que o tempo médio de espera pela aposentadoria deverá ser reduzido de forma significativa, trazendo alívio para quem está na fila do INSS.

Segundo a especialista do FDR, Lila Cunha, a medida deverá entrar em vigor já a partir do segundo semestre de 2025. Atualmente, de acordo com o presidente do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), o tempo médio de espera já é de 39 dias.

“Estou muito confortável em dizer que, até 30 de junho, nós vamos estar em 30 dias. Hoje, estamos em 39 [dias]. O tempo de atendimento não piorou tanto”, afirmou em entrevista para o portal de notícias Poder360.

Entenda como funcionará o andamento da fila do INSS em 2025:

Confira outras informações sobre os pagamentos do INSS neste vídeo do colaborador do FDR, Ariel França:

 

Danielle SantanaDanielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.
Sair da versão mobile