Governo inova e revela mudança para combater fraudes no INSS

SãO PAULO (SP) — Um comunicado realizado nesta semana pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) pegou de surpresa os cidadãos brasileiros que recebem algum tipo de pagamento pelo órgão. Com o objetivo de viabilizar uma redução nos gastos, o INSS investiu em novas tecnologias que serão capazes de detectar e combater fraudes envolvendo o pagamento de benefícios.

Governo inova e revela mudança para combater fraudes no INSS. (Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

Recentemente, o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, afirmou que o órgão federal investiu em uma ferramenta que utiliza Inteligência Artificial (IA) para detectar eventuais fraudes nos pagamentos de auxílios, pensões ou aposentadorias. Com o custo de R$ 10,5 milhões, a nova ferramenta deverá começar a ser usada ainda neste ano.

“Queremos pôr nos processos de trabalho, quer pôr IA [Inteligência Artificial] para verificar no sistema a concessão de benefício fora do padrão para você bloquear. Tem um potencial muito grande, se for bem usada aqui no INSS”, declarou Stefanutto em entrevista para o portal de notícias Poder 360.

Pente-fino do INSS deverá analisar 800 mil benefícios em busca de fraudes:

Neste vídeo o colaborador do FDR, Ariel França, traz mais informações sobre o pente-fino do INSS. Confira:

 

Daniele GomesDaniele Gomes
Formada em jornalismo, com experiência como repórter de economia e política, além de assessoria de imprensa e gestão de redes sociais.
Sair da versão mobile