Governo inova e revela mudança para combater fraudes no INSS

Um comunicado realizado nesta semana pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) pegou de surpresa os cidadãos brasileiros que recebem algum tipo de pagamento pelo órgão. Com o objetivo de viabilizar uma redução nos gastos, o INSS investiu em novas tecnologias que serão capazes de detectar e combater fraudes envolvendo o pagamento de benefícios.

Governo inova e revela mudança para combater fraudes no INSS. (Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

Recentemente, o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, afirmou que o órgão federal investiu em uma ferramenta que utiliza Inteligência Artificial (IA) para detectar eventuais fraudes nos pagamentos de auxílios, pensões ou aposentadorias. Com o custo de R$ 10,5 milhões, a nova ferramenta deverá começar a ser usada ainda neste ano.

“Queremos pôr nos processos de trabalho, quer pôr IA [Inteligência Artificial] para verificar no sistema a concessão de benefício fora do padrão para você bloquear. Tem um potencial muito grande, se for bem usada aqui no INSS”, declarou Stefanutto em entrevista para o portal de notícias Poder 360.

Pente-fino do INSS deverá analisar 800 mil benefícios em busca de fraudes:

Neste vídeo o colaborador do FDR, Ariel França, traz mais informações sobre o pente-fino do INSS. Confira:

 

Danielle SantanaDanielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.
Sair da versão mobile