Bolsa Família muda: Cadastro biométrico obrigatório já em 2025; saiba como funciona

Uma das mudanças anunciadas para 2025 é a inclusão de biometria no Bolsa Família. Esse é um sistema de reconhecimento do cidadão usando as digitais dos seus dedos, o mesmo que acontece para emissão de um documento, por exemplo. Os cadastros começam em breve.

A biometria no Bolsa Família deve, na verdade, funcionar para todos os insritos no Cadastro Único. Este será um método do poder público para conseguir evitar que hajam fraudes, golpes ou qualquer outro tipo de crime que consiga desviar o dinheiro.

No ano passado foi descoberta uma quadrilha que auxiliava moradores de rua para que se inscrevessem no Cadastro Único, mas ao serem aceitos no Bolsa Família os membros dessa quadrilha se apossava do auxílio no lugar do titular. 

Novas regras de segurança para o Bolsa Família em 2025

Com as novas regras definidas para a segurança do Bolsa Família, o governo atual acredita que vai conseguir economizar cerca de R$ 70 bilhões entre os anos de 2025 e 2026.

Para isso, serão adotadas medidas como:

Como vai funcionar a biometria no Bolsa Família?

Os inscritos no Bolsa Família ainda não precisam comparecer em nenhum lugar, porque o processo de cadastramento biométrico não começou.

Em março o sistema do Cadastro Único será atualizado, e a partir disso outros pontos deverão ser ajustados, inclusive o início das biometrias.

Ao que parece, com base no que já foi informado, serão pelo menos quatro etapas:

  1. Aviso: os beneficiários serão avisados sobre como vai funcionar o processo de coleta da biometria;
  2. Convovação: por uma ordem que será definida, com base em cronograma os beneficiários serão chamados para fazer o cadastramento biométrico;
  3. Coleta: a coleta vai acontecer com um aparelho específico que vai ler a digital dos inscritos, como acontece com os bancos, por exemplo;
  4. Validação: os dados vão ser validos pelo sistema e os inscritos avisados sobre a confirmação.
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile