Bolsa Família deixa mais de 1 milhão de brasileiros de fora dos próximos calendários; veja o motivo

Disponível para as famílias de baixa renda de todo o país, o programa do Bolsa Família realiza mensalmente um pagamento no valor mínimo de R$ 600 para os seus beneficiários. No entanto, um comunicado realizado pelo Governo Lula nesta semana pegou de surpresa os cidadãos atendidos pela iniciativa. Com regras específicas de pagamento, o Bolsa Família realizou a retirada de mais de 1 milhão de famílias do programa.

Bolsa Família deixa mais de 1 milhão de brasileiros de fora dos próximos calendários; veja o motivo. (Imagem: FDR)

A medida foi tomada depois que o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) identificou que o grupo não atendia mais aos critérios necessários para fazer parte do programa do Bolsa Família. Segundo a especialista do FDR, Laura Alvarenga, a retirada foi realizada depois que os beneficiários obtiveram uma melhora na renda.

“Isso mostra que o Bolsa Família vai além da assistência imediata, sendo uma ferramenta de transformação social, que permite que milhões de famílias aumentem sua renda e conquistem uma vida mais digna e independente”, afirmou Wellington Dias, ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.

Além das 1,3 milhão de famílias que deixaram o Bolsa Família, outras 2,2 milhões passaram para a Regra de Proteção no último ano. Nesse critério, as famílias têm o benefício reduzido pela metade enquanto realizaram a reorganização financeira após obter uma melhora na renda.

Confira as regras de pagamento do Bolsa Família em 2025:

Confira outros detalhes sobre o pagamento de janeiro do Bolsa Família neste vídeo do colaborador do FDR, Ariel França:

Danielle SantanaDanielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.
Sair da versão mobile