13° dos idosos acima de 60 anos: quando vai ser pago em 2025? veja o que se sabe

Os aposentados estão ansiosos para saber se, assim como nos anos anteriores, o 13º salário dos idosos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai ser antecipado para os meses de abril e junho. Até o momento, o órgão e nem o Governo Federal informaram sobre a antecipação.

O 13º funciona como um salário extra anual, já que o valor é correspondente à quantia recebida mensalmente pelo aposentado ou pensionista. Porém, o depósito é dividido em duas parcelas.  Em 2024, a antecipação do 13º salário beneficiou mais de 40 milhões de segurados do INSS.

Os detalhes do calendário oficial ainda foram divulgados. Apesar disso, a expectativa é que os beneficiários comecem a receber as parcelas entre abril e junho.

Quem pode receber o 13º do INSS em 2025?

O valor é proporcional aos meses em que o beneficiário recebeu o benefício.  Se o beneficiário recebeu o benefício por 3 meses até o pagamento do 13º, ele receberá o valor proporcional a esses 3 meses. Quem recebeu o benefício o ano todo, recebe o valor integral do 13º.

Os aposentados que foram aceitos recentemente na previdência também têm direito ao 13º salário. Porém, o valor será proporcional ao tempo em que o beneficiário começou a receber a aposentadoria no ano. Se a pessoa foi aposentada há 1 mês, o valor do 13º será proporcional a esse 1 mês.

Como a antecipação do 13º salário do INSS impacta a economia?

De acordo com a colaboradora do FDR, Yasmin Souza, a antecipação do 13º salário tem um impacto significativo na economia brasileira, impulsionando os seguintes setores:

Outras informações estão disponíveis no FDR.

YouTube video player
Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
Sair da versão mobile