Disponível para os trabalhadores brasileiros que possuem vínculo formal de emprego, o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) possui modalidades específicas de saque. Entre elas, uma das mais buscadas pelos trabalhadores é a modalidade de saque-aniversário que permite a retirada ainda durante o vínculo de trabalho. No entanto, é comum que os cidadãos se perguntem quando o saque-aniversário vale a pena.
De acordo com a Caixa Econômica Federal, apenas no ano de 2024 cerca de R$ 43,3 bilhões foram retiradas de contas do FGTS por meio da modalidade de saque-aniversário. Com a vantagem de possibilitar o saque sem a necessidade de demissão por justa causa, a modalidade tem a retirada facilitada.
Porém, de acordo com a especialista do FDR, Laura Alvarenga, ao optar pelo modelo de retirada o cidadão perde a possibilidade de realizar o saque integral do valor depositado no FGTS ao longo do período de trabalho. Por isso, é essencial que o trabalhador calcule bem em quais casos a retirada vale a pena.
Saiba para quem o saque-aniversário do FGTS é recomendado:
- Em alguns casos, a retirada traz benefícios para o trabalhador;
- Isso acontece quando o valor sacado é destinado para o pagamento de dívidas, por exemplo;
- Nesse caso, o cidadão pode conseguir reduzir de forma significativa o pagamento de juros no futuro;
- Para quem não possui débitos em seu nome, a retirada também pode ser recomendada, desde que os recursos sejam usados para investimentos;
- Como o rendimento do FGTS é considerado baixo com relação a outros investimentos, sacar o valor e reinvestir se torna uma boa opção;
- Atualmente, alguns bancos permitem a antecipação do saque-aniversário;
- Com isso, o trabalhador pode antecipar algumas parcelas que só seriam retiradas no mês do seu aniversário, permitindo assim uma maior disponibilidade de recursos.
Neste vídeo o colaborador do FDR, Ariel França, traz mais informações sobre um importante direito do trabalhador. Confira: