Você possui um carro antigo? Se sim, isso pode trazer uma série de vantagens financeiras que nem sempre são óbvias para os proprietários, que acabam pensando em valores relacionados a manutenção e restauração. Veja quais são as vantagens!
Os benefícios para os proprietários podem ser significativos dependendo do modelo do carro antigo e da finalidade de uso dele. De acordo com o Investidor, os carros novos, atualmente, depreciam cerca de 20% no primeiro ano, enquanto carros clássicos podem se valorizar, desde que bem conservados.
A especialista Danielle Santana comenta sobre o calendário, com taxas e prazos, do pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), confira.
Quais são as vantagens em possuir um veículo antigo?
-
Isenção de IPVA: em diversos estados brasileiros, os veículos com mais de 20 anos de fabricação são isentos do pagamento do IPVA, o que representa uma economia para o proprietário;
-
Menor custo de seguro: o seguro de carros antigos pode ser até 50% mais barato em comparação com veículos novos;
-
Potencial de valorização como item de coleção: alguns modelos bem conservados podem se valorizar entre 20% e 30% ao ano, especialmente aqueles com pelo menos 80% das peças originais, o que acaba se tornando valioso para colecionadores.
Porém, ter um carro antigo pode ser desafiante para os seus proprietários. Veja quais são os maiores problemas:
-
Custos de restauração e manutenção: manter um carro antigo exige cuidados contínuos, como restauração e manutenção, que podem ser um desafio para o bolso;
-
Dificuldade em encontrar peças: encontrar peças específicas para carros antigos pode ser tornar um pesadelo para o proprietário, principalmente para modelos mais raros ou de difícil acesso.
-
Despesas com documentação: carros com mais de 30 anos podem exigir documentação especial, vistorias específicas e, em alguns casos, a regularização de placas antigas, como as amarelas, que não foram recadastradas até 1999.
O Governo Federal está cobrando uma taxa para carros mais antigos?
-
Não, a notícia é falsa e foi esclarecida pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad;
-
Na declaração, Haddad disse: “Hoje surgiu uma nova fake news que está circulando com muita força nas redes sobre uma coisa que eu nem sei explicar o que é, mas seria uma taxa ambiental sobre veículos de mais de 20 anos de uso. Eu não sei se vocês viram isso, eles simulam uma reportagem do G1”.