Recado em 23/01 para quem tem carro antigo: descubra os descontos e vantagens desconhecidas

Você possui um carro antigo? Se sim, isso pode trazer uma série de vantagens financeiras que nem sempre são óbvias para os proprietários, que acabam pensando em valores relacionados a manutenção e restauração. Veja quais são as vantagens! 

Recado em 23/01 para quem tem carro antigo: descubra os descontos e vantagens desconhecidas
Imagem: Jeane de Oliveira / FDR

 

Os benefícios para os proprietários podem ser significativos dependendo do modelo do carro antigo e da finalidade de uso dele. De acordo com o Investidor, os carros novos, atualmente, depreciam cerca de 20% no primeiro ano, enquanto carros clássicos podem se valorizar, desde que bem conservados.

A especialista Danielle Santana comenta sobre o calendário, com taxas e prazos, do pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), confira.

Quais são as vantagens em possuir um veículo antigo? 

  1. Isenção de IPVA: em diversos estados brasileiros, os veículos com mais de 20 anos de fabricação são isentos do pagamento do IPVA, o que representa uma economia para o proprietário;

  2. Menor custo de seguro: o seguro de carros antigos pode ser até 50% mais barato em comparação com veículos novos;

  3. Potencial de valorização como item de coleção: alguns modelos bem conservados podem se valorizar entre 20% e 30% ao ano, especialmente aqueles com pelo menos 80% das peças originais, o que acaba se tornando valioso para colecionadores.

Porém, ter um carro antigo pode ser desafiante para os seus proprietários. Veja quais são os maiores problemas:

  1. Custos de restauração e manutenção: manter um carro antigo exige cuidados contínuos, como restauração e manutenção, que podem ser um desafio para o bolso;

  2. Dificuldade em encontrar peças: encontrar peças específicas para carros antigos pode ser tornar um pesadelo para o proprietário, principalmente para modelos mais raros ou de difícil acesso.

  3. Despesas com documentação: carros com mais de 30 anos podem exigir documentação especial, vistorias específicas e, em alguns casos, a regularização de placas antigas, como as amarelas, que não foram recadastradas até 1999.

O Governo Federal está cobrando uma taxa para carros mais antigos? 

 

YouTube video player
Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
Sair da versão mobile