Comunicado para trabalhadores: uso do FGTS para consignado já está pronto

De acordo com o secretário de Reformas Econômicas do Ministério da Fazenda, Marcos Pinto, está pronto o projeto que cria o consignado do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). A ideia é que ainda neste primeiro trimestre a medida seja votada no Congresso. 

fgts
Comunicado para trabalhadores: uso do FGTS para consignado já está pronto
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Na verdade, a ideia é usar o saldo do FGTS como garantia no empréstimo feito por servidores de empresas privadas. Hoje, os funcionários públicos possuem a chance de pedir pelo crédito consignado nos bancos, porque têm garantia de salário.

O mesmo não acontece com quem trabalha em empresa privada, salvo exceções em que o próprio empregador tem parceria com o banco. Diante disso, muitos acabam usando a antecipação do saque-aniversário como forma de conseguir crédito no mercado. 

Novo empréstimo consignado usando o FGTS

Segundo o secretário de Reformas Econômicas do Ministério da Fazenda, Marcos Pinto, o texto que cria o consignado usando o saldo do FGTS já está pronto.

Porém, falta decidir alguns pontos importantes, por exemplo, se ele chegará ao Congresso Nacional em forma de Medida Provisória (MP) ou projeto de lei. 

A ideia é que ainda no primeiro trimestre desse ano, quer dizer, nos primeiros três meses, os deputados e senadores já recebam o texto para votação.

A MP tem seu efeito mais rápido, assim que é publicada a medida já começa a valer e precisa ser votada pelo Congresso em um prazo de até 90 dias. Enquanto isso, o projeto de lei faz o caminho inverso, primeiro ele tem que ser votado para depois começar a valer.

 

Como vai funcionar o novo consignado usando o FGTS?

Segundo as explicações de Marcos Pinto à CNN Brasil, o novo empréstimo consignado na verdade vai usar o saldo do FGTS como garantia

A ideia é resolver um dos grandes impasses para que o trabalhador da rede privada tenha acesso ao empréstimo, que é o fato do banco não ter a garantia do pagamento das parcelas porque há chances do cidadão ser mandado embora do seu emprego. 

Para isso, a solução encontrada foi:

 

 

 

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile