MEC dá Aviso geral e ensina a calcular sua nota do Enem para o Pé-de-Meia

Não basta ter participado do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), para conseguir uma vaga na universidade é necessário ter alcançado nota mínima para classificação. O Ministério da Educação (MEC) explica como chegar ao resultado final. 

enem
MEC dá Aviso geral e ensina a calcular sua nota do Enem para o Pé-de-Meia
(Foto: FDR)

A nota do ENEM vai definir se o candidato conseguirá a sua vaga em cursos de graduação por meio de programas de acesso ao ensino superior promovidos pelo poder públicos, entre eles, o PROUNI (Programa Universidade para Todos). 

Neste ano o interesse pela nota fica ainda maior porque o governo está oferecendo uma bolsa para quem escolher cursos de licenciatura, em que a formação final é como professor. São 12 mil vagas disponíveis, começando pelo SISU (Sistema de Seleção Unificada). 

O programa foi chamado de Pé-de-Meia Licenciatura e vai pagar R$ 1.050 por mês, durante todo o curso, a fim de que o estudante possa lidar com seus custos durante a formação. 

O que é preciso para conseguir o Pé-de-Meia Licenciatura?

Para concorrer a uma das bolsas disponíveis no Pé-de-Meia Licenciatura desse ano, o estudante deve atender aos seguintes critérios:

Não é preciso inscrição direta no programa. Ao selecionar o curso de licenciatura em um dos programas que dão acesso a universidade, o candidato já passa a concorrer. 

Valor do Pé-de-Meia Licenciaturas

Ao todo, pelos quatro anos de curso é possível receber R$ 48,3 mil em incentivos.

Como é calculada a nota final do Enem?

Para calcular a nota do ENEM o INEP considera qual a foi a média aritmédica simples, em que são somadas as notas do estudante nas cinco provas do exame. 

Quer dizer:

Para conseguir o Pé-de-Meia Licenciatura é preciso ter somado pelo menos 650 pontos no Exame. O resultado já pode ser consultado na Página do Participante. 

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile