Governo do PT faz alerta contra fake news e anuncia curso para redes sociais

As ondas de fake news que se espalharam nas últimas semanas sobre o uso do PIX, inclusive usando inteligência artificial, gerou uma alerta no governo federal e no PT (Partido dos Trabalhadores). Tanto, que os políticos foram chamados a participar de um curso sobre redes sociais. 

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Governo do PT faz alerta contra fake news e anuncia curso para redes sociais
(Foto: Montagem/FDR)

A direção do PT está organizando para essa semana um plenário virtual com o ministro da Comunicação Social, Sidônio Palmeira, que trará como tema: “estratégia de Comunicação e enfrentamento a fake news.

O ministro de Comunicação Social (Secom) do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi recém trocado, no dia 14 de janeiro Sidônio assumiu o cargo. A Pasta tem como responsabilidade formular e implementar a política de comunicação do governo federal.
 
E incluí atividades como gerenciar a publicidade oficial, o relacionamento com a imprensa e a divulgação de programas e ações do Executivo. A comunicação do governo com o povo após os rumores de taxação do PIX foi muito criticada. 
 
A advogada e apresentadora Gabriela Prioli postou em seu Instagram um vídeo opinando sobre o assunto, e criticando a forma como o governo explicou para as pessoas o que de fato aconteceria com o uso do PIX. 
 

O que fez o governo repensar o uso das redes sociais?

Nas últimas semanas o assunto mais falado nas redes sociais foi o PIX. A Receita Federal havia anunciado uma maior fiscalização nesse método, ao pedir que bancos digitais, operadoras de cartões de crédito e instituições de pagamento relatassem as movimentações dos seus clientes. 

A informação, porém, gerou pânico em muitos brasileiros que acreditaram que seriam taxados ou que passariam a ser cobrados pelo Imposto de Renda.

Diante do cenário que já não era dos melhores, o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) postou um vídeo criticando o governo e potencializando a chance dos brasileiros serem cobrados pelo imposto com o aumento da fiscalização. 

O vídeo do deputado rendeu mais de 300 milhões de visualizações, e fez Nikolas ultrapassar o número de seguidores de Lula no Instagram. 

Curso sobre as redes sociais 

A situação desastrosa fez com que toda a equipe da Secom, e a direção do PT, passassem a repensar a forma como usam as redes sociais.

Por isso o curso será lançado e deve contar com a participação de deputados, senadores, coordenadores de comunicação regionais do partido, vereadores e deputados estaduais.

Além disso, a escolha de um novo ministro foi feita para tentar melhorar a comunicação do governo. Sidônio foi marqueteiro de Lula durante a campanha eleitoral.