Esta prefeitura está entregando o cartão do Vale-Gás a famílias inscritas no CRAS; veja quem pode pegar

Uma boa notícia para os moradores de Caucaia inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais: a prefeitura do município está entregando 584 Vales-gás às famílias que não foram beneficiadas no mês de dezembro de 2024. Veja como receber o cartão. 

Esta prefeitura está entregando o cartão do Vale-Gás a famílias inscritas no CRAS; veja quem pode pegar
Imagem: Jeane de Oliveira / FDR

 

O Vale-Gás Social é uma ação do Governo do Ceará com a Secretaria de Desenvolvimento Social e do Trabalho de Caucaia. Parecido com o programa oferecido pelo Bolsa Família, o projeto possibilita a compra do botijão de gás à população em situação de vulnerabilidade social e financeira. 

A especialista Lila Cunha explica como funciona o benefício oferecido pelo Ministério do Desenvolvimento Social, confira.

Cartão do Vale-gás da Prefeitura de Caucaia, no Ceará 

  • Criado em 2021, durante a pandemia de Covid-19, pelo Governo do Estado, para atender famílias em situação de vulnerabilidade social;

  • O foco são os beneficiários do cartão Mais Infância Ceará, inscritos no CadÚnico, no Bolsa Família, além de cozinhas sociais e entidades do programa Mais Nutrição;

  • A Prefeitura de Caucaia distribuiu 584 Vales-Gás para as famílias que não receberam o benefício em dezembro de 2024;

  • A entrega ocorreu no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Sede;

  • O Vale-Gás Social é uma ação do Governo do Estado, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e do Trabalho de Caucaia (SDST);

  • O programa oferece a recarga gratuita de botijão de gás às famílias em situação de vulnerabilidade social;

  • As famílias atendidas pelo cartão Mais Infância Ceará e beneficiários do programa Bolsa Família que não receberam o Auxílio Gás do Governo Federal.

Vale-gás do Bolsa Família

O governo Lula não alterou as regras sobre quem tem direito ao vale gás 2025, mas é possível perceber que reteve o orçamento para esse programa. Poucas famílias foram inclusas no benefício ao longo dos meses. 

Para receber o auxílio para compra do gás de cozinha é necessário:

  • Estar inscrito no Cadastro Único para Programas do Governo Federal (CadÚnico);

  • Ter renda familiar de no máximo meio salário mínimo por pessoa. 

  • No entanto, responder a esses critérios não é garantia de entrada no programa. Havendo disponibilidade de orçamento é que o governo aceita novos inscritos.