Uma boa notícia para os brasileiros que pretendem dar entrada na aposentadoria do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS): o presidente do órgão, Alessandro Stefanutto, informou que o tempo médio para a concessão de benefícios deve cair para 30 dias até o final do primeiro semestre deste ano. Atualmente, o prazo legal é de 45 dias.
Apesar do prazo legal, o INSS, hoje, disponibiliza o benefício com uma média de 39 dias. O prazo dado pelo órgão para a mudança é até dia 30 de junho.
Até dezembro de 2024, pelo menos 38 milhões de pessoas são beneficiadas com aposentadorias, pensões e outros auxílios oferecidos pelo programa, como auxílio-doença e seguro-desemprego. As informações são do IG.
Entenda a diminuição no tempo de concessão das aposentadorias do INSS
-
O presidente do INSS indormou que a nomeação dos novos concursados, até março de 2025, será uma das principais razões para a diminuição no tempo de concessão da aposentadoria;
-
Hoje, esse tempo é de 39 dias;
-
Apesar disso, o prazo legal é de 45 dias;
-
A ideia é mudar esse prazo para 30 dias;
-
Ainda de acordo com o presidente, cerca de 300 novos funcionários estarão envolvidos diretamente no enfrentamento dessa fila.
-
Para agilizar o processo, um bônus de produtividade será implementado para os funcionários que atuam diretamente na redução da fila de espera.
-
Para que o funcionário tenha direito a esse bônus, é necessário que ele aumente sua produção em 30%;
-
Atualmente, cerca de 2 milhões de pedidos de concessão de benefícios estão pendentes de avaliação;
- O uso de tecnologias digitais também agilizará o processo.
Décimo terceiro do INSS: previsão de datas de pagamento para 2025 é revelada
Segundo Lila Cunha, mesmo não tendo sido avisado oficialmente sobre o pagamento do 13º salário do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) desse ano, os segurados já podem se programar. Isso porque, o calendário do ano passado deve ser mantido com os depósitos no primeiro semestre, entre abril e junho.
O colaborador Ariel França comenta sobre o 13º salário, confira:
Outras informações estão disponíveis no FDR.