Pago para milhões de trabalhadores em todo o país, o salário mínimo define o valor base da remuneração mensal dos brasileiros que possuem vínculo formal de emprego. Reajustado anualmente, o pagamento tem avançado ao longo dos últimos anos permitindo que os cidadãos contem com aumentos reais em suas remuneração. Para o ano de 2026, a perspectiva é de que o mínimo atinja um valor recorde.
Neste ano, o valor do salário mínimo foi reajustado pelo Governo Lula em 7,5%. Com o índice, que se manteve acima da inflação, o valor pago para os trabalhadores saiu de R$ 1.412 para R$ 1.518,00 em 2025. Como o aumento superou a alta dos preços para o consumidor no último ano, é possível dizer que um ganho real foi obtido com o reajuste do salário mínimo em 2025.
Para o ano de 2026, a perspectiva é de que o aumento continue sendo realizado nos mesmos parâmetros. Isso porque, segundo a especialista do FDR, Laura Alvarenga, a política de valorização adotada pelo Governo Lula continuará em vigor. No entanto, vale lembrar que o aumento para 2026 terá que obedecer um novo limite.
Saiba como funcionará o reajuste do salário mínimo em 2026:
- No próximo ano, o aumento continuará a ser realizado acima da inflação;
- Além disso, a alta também deverá levar em consideração o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos anteriores;
- Porém, uma medida aprovada recentemente pelo Congresso Nacional prevê que seja criado um teto para o reajuste;
- Assim, o aumento liberado para os trabalhadores só poderá ser de até 2,5% acima da inflação;
- Na prática, isso significa que o aumento será limitado;
- A medida foi tomada como forma de impedir um grande avanço nos gastos do Governo Federal;
- Isso porque o salário mínimo também é levado em consideração como base para o importante de importantes pagamentos como o de aposentadorias do INSS e do Benefício de Prestação Continuada (BPC), por exemplo;
- Apesar das limitações, a tendência é de que o valor do reajuste a ser concedido no próximo ano aumente o poder de compra, trazendo benefícios para toda a população brasileira.
Confira outras informações sobre o impacto do reajuste do salário mínimo neste vídeo do colaborador do FDR, Ariel França: