Cobradas anualmente de grande parte dos cidadãos brasileiros, as taxas de pagamento do IPTU e do IPVA já começaram a ser emitidas em todo o Brasil. Por isso, é essencial que os cidadãos se mantenham atentos aos critérios e datas de pagamento dos impostos. Recentemente, uma novidade sobre o modo de pagamento do IPTU e do IPVA por meio do PIX trouxe importantes mudanças para os brasileiros.
Isso porque, com o uso do PIX para o pagamento do IPTU e do IPVA, a perspectiva é de que os custos possam ser reduzidos para os contribuintes. Segundo a especialista do FDR, Laura Alvarenga, o formato de pagamento instantâneo tem se sobressaído com relação ao uso de boletos para a quitação dos impostos.
Além de trazer maior praticidade para quem precisa realizar o pagamento dos impostos, a mudança também poderá baratear os custos dos impostos para os cidadãos brasileiros. Isso porque, com a quitação imediata e o crédito instantâneo nos cofres públicos, algumas taxas de pagamento podem ser reduzidas.
Saiba os benefícios de pagar o IPVA e IPTU no PIX:
- Já disponível em grande parte dos estados brasileiros, a cobrança dos impostos via PIX permite maior agilidade para os cidadãos;
- Isso porque a compensação do pagamento é realizada de forma instantânea e permite que a quitação seja feita de forma quase automática;
- Assim, o cidadão terá o seu pagamento computado mais rapidamente, o liberando da dívida existente;
- Em alguns casos, o cidadão que opta pelo pagamento via PIX também pode garantir um desconto no total a ser quitado;
- Por isso, a recomendação é de que o cidadão fique atento aos benefícios oferecidos na sua cidade antes de escolher qual formato de pagamento irá utilizar para quitar o débito.
Confira mais informações no vídeo a seguir: