INSS mira em economia e pode cortar salário de idosos; veja em qual caso isso pode acontecer

Em busca de economizar dinheiro público, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) tem cortado alguns salários de aposentados que apresentam irregularidades. A ideia é deixar de beneficiar aqueles que não estão atendendo as regras de acesso a aposentadoria. 

inss
INSS mira em economia e pode cortar salário de idosos; veja em qual caso isso pode acontecer
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

A única aposentadoria que não é vitalícia é o Benefício por Incapacidade Permanente, chamado de aposentadoria por invalidez. Isso porque, se for comprovado que o trabalhador voltou a ter condições de saúde capaz de trabalho, ele perde o acesso ao benefício. 

O INSS anunciou um pente-fino para esse ano, onde pelo menos 800 mil pessoas devem ter seu salário revisado. Caso a perícia médica indique que aquele aposentado poderia estar trabalhando, ele perde sua aposentadoria. 

Quem vai passar pelo pente-fino da aposentadoria do INSS?

As primeiras informações divulgadas indicam que o pente-fino na aposentadoria por invalidez vai selecionar aqueles que estão recebendo o benefício, mas que já não estão passando por perícia médica como deveriam.

Por lei é preciso que o INSS avalie a cada dois anos qual a situação de saúde do trabalhador. Se a incapacidade estiver mantida, ele continua recebendo o salário. Caso já tenha se recuperado a aposentadoria é suspensa.

Diante disso, devem ser convocados:

Os convocados, cerca de 800 mil pessoas, devem ser notificados via extrato bancário sobre a necessidade de agendar a perícia médica.

Depois disso, cabe ao próprio segurado agendar seu atendimento junto ao INSS dentro do prazo que será estabelecido.

Quem não precisa passar pela revisão da aposentadoria por invalidez?

Embora a perícia médica bianual seja obrigatória, e legislação protege três grupos de aposentados por invalidez para que não precisem passar por esse processo.

Neste caso, eles recebem o benefício de forma permanente até o fim da vida, são eles:

 

 

 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile