Comunicado importante para idosos: INSS suspende prova de vida; saiba o que muda

Foi comunicado pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que pelos próximos seis meses não vai haver suspensão do benefício por falta de prova de vida. Isso significa que mesmo sem encontrar informações sobre o segurado, o salário continuará a ser pago. 

inss
Comunicado importante para idosos: INSS suspende prova de vida; saiba o que muda
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Um decreto do INSS suspendia a prova de vida até dezembro do ano passado, logo a medida deveria começar em janeiro desse ano. Porém, um novo decreto foi lançado no dia 17 de janeiro suspendendo por mais seis meses a comprovação de vida para manter o pagamento. 

Na verdade, desde 2023 o governo regulamentou o procedimento para que os segurados não sejam obrigados a passar por esse processo, mas seja uma responsabilidade do INSS conferir por onde anda esse aposentado ou pensionista. 

O que muda na prova de vida do INSS?

Com o novo decreto liberado no dia 17 de janeiro, fica suspensa a prova de vida presencial pelo INSS. Isso quer dizer que:

A convocação para a comprovação de vida em uma agência acontece apenas se o Instituto não conseguir identificar registros do cidadão em alguma das suas bases de dados. 

O que vale como prova de vida do INSS em 2025?

Será papel do INSS buscar por métodos de comprovação de vida. São considerados opções como:

Em breve começa o novo calendário de pagamentos para esse ano, confira:

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile