Carga horária acima de 44 horas e novas regras podem mudar contratos de CLTs em todo o país

No ano passado, um projeto da Deputada Federal Erika Hilton conquistou os trabalhadores do regime CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). O objetivo é mudar a escala 6×1 para 5×2. Apesar disso, nada ainda foi decidido. Porém, uma categoria poderá ser beneficiada com uma medida que entrará em vigor em julho deste ano. 

Isso porque, ainda em 2024, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) anunciou que a portaria que regulamenta o trabalho em feriados no comércio entrará em vigor em 1º de julho de 2025. No entanto, de acordo com o governo,  a principal mudança é a obrigatoriedade da negociação coletiva entre trabalhadores CLT e empregadores para a realização de trabalho em feriados. 

Ou seja, para o comércio funcionar após 1º de julho, é necessário que exista um acordo formal entre os sindicatos dos comerciantes e os representantes das empresas.

Quais os benefícios das novas regras para os CLTs?

Carga horária acima de 44 horas e novas regras podem mudar contratos de CLTs em todo o país
Imagem: Jeane de Oliveira / FDR

O objetivo da nova regra é corrigir uma distorção legal criada pela Portaria nº 671/2021, que autorizava o trabalho em feriados sem a necessidade de negociação coletiva. A medida é considerada ilegal. 

A especialista Yasmin Souza listou os benefícios das novas regras, confira:

Nova proposta pode mudar a vida dos CLTs de todo o país 

YouTube video player
Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
Sair da versão mobile