Renovação da CNH tem prazo para ser feita com isenção de multa para condutor

O motorista não precisa deixar estar cada vez mais próximo ao fim da validade da sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação) para finalmente dar início ao processo de renovação. Por outro lado, há um período de carência pós validade que não implica multas mesmo circulando com documento vencido. 

É considerada infração gravíssima conduzir um veículo automotor com o documento vencido, por isso é tão importante se programar para que uma nova CNH seja emitida a tempo. Essa programação é ainda mais necessária para quem trabalha com o seu carro, moto ou caminhão.

Caso seja pego em uma blitz policial com a carteira de habilitação fora do prazo de validade o documento é recolhido e o automóvel pode ser apreendido. O condutor ainda é punido com 7 pontos na carteira e precisa pagar multa de R$ 293,47.

Carência para usar CNH vencida sem multa 

A partir do prazo de validade da sua carteira, que pode ser conferido no verso do documento, o motorista ainda tem um prazo para fazer a renovação da CNH sem consequências.

Este prazo existe porque a legislação entende que é necessário um período para que o cidadão solicite o novo documento e aguarde sua emissão. Isso porque, ao pedir pela renovação a nova carteira não é entregue automaticamente. 

Cada Detran tem seu próprio tempo, mas em média demora 15 dias para que a versão atualizada da CNH chegue nas mãos do motorista. Diante disso, a habilitação pode ser usada mesmo com prazo de validade ultrapassado por:

Uma recomendação importante é guardar o comprovante de que pediu pela renovação da carteira, mas que aguarda a emissão. Nesse caso, ao ser parado em uma blitz o motorista pode apresentar esse documento alegando que a nova CNH está a caminho. 

Qual prazo para renovação da CNH?

Como fazer a renovação da CNH em 2025

Caso o vencimento da sua CNH esteja marcada para janeiro de 2025, a recomendação é dar início a renovação o quanto antes para que o período de entrega do documento acompanhe o prazo de condução do automóvel sem pagar multa.

O procedimento tem se tornado cada vez mais moderno. Com isso, a solicitação é feita no site do Detran do estado. Depois, deve ser agendada a consulta médica em um clínica que seja habilitada pelo órgão de trânsito.

Os exames médicos são para aptidão física, onde o motorista passa por uma avaliação com oftalmologista. 

Pagando todas as taxas e passando pelos exames, o documento pode ser retirado em um posto do Detran, ou recebido no endereço do condutor.

 

 

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile