No Brasil, o cidadão que chega até a terceira idade passa a contar com uma série de direitos e benefícios que estão previstos na legislação brasileira. Recentemente, um comunicado realizado pelo Governo Federal trouxe alegria para os idosos acima de 60 anos que se enquadram na categoria. Agora, um importante benefício estará disponível para esse grupo.
Com emissão gratuita e facilitada, a carteira permite que o idosos acima de 60 anos tenham acesso a uma série de benefícios. Segundo a especialista do FDR, Lila Cunha, o documento pode ser solicitado online, o que garante uma maior praticidade na emissão, evitando assim deslocamentos desnecessários.
Atualmente, a carteira da pessoa idosa está disponível para os idosos acima de 60 anos e que estão inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Essa inscrição pode ser realizada em uma das unidades do CRAS espalhadas por todo o país.
Além de estar inscrito no CadÚnico, também é preciso que o idoso tenha uma renda mensal de até dois
salários mínimos. Caso cumpra os requisitos, ele poderá solicitar a emissão do documento que oferece diversas facilidades.
Saiba os benefícios disponíveis para os idosos acima de 60 anos:
- Quem tem o documento pode contar com importantes vantagens, incluindo um desconto de 50% no valor das passagens;
- Além disso, o idoso também passa a ter acesso ao direito à gratuidade no transporte público;
- Outro benefício é a prioridade no atendimento tanto de estabelecimentos comerciais quanto de órgãos públicos, por exemplo;
- Para garantir todos esses benefícios é preciso solicitar a Carteira do Idoso;
- O pedido deve ser feito online por meio do Portal da Cidadania do Governo Federal;
- Ao entrar na plataforma, o cidadão precisará informar os seus dados pessoais e aguardar a análise do sistema;
- Caso os critérios necessários para emissão tenham sido obedecidos, o documento ficará disponível para uso e deverá ser apresentado para que o cidadão tenha os seus direitos garantidos.
Confira neste vídeo do colaborador do FDR, Ariel França, outras informações sobre os benefícios disponíveis para idosos: