Atenção, quem recebe benefício do INSS deve ficar atento aos prazos de saque. Os beneficiários têm até 60 dias para retirarem os valores, caso contrário a retirada será bloqueada. O alerta é do próprio Instituto Nacional do Seguro Social.
Os cerca de 40 milhões de titulares devem ficar atentos aos prazos do Instituto . Para saque do benefício do INSS, por exemplo, o limite é de 60 dias, após isso o benefício pode ser suspenso. Quando isso acontece os valores são devolvidos ao Instituto Nacional do Seguro Social.
Bloqueio do benefício do INSS
- O bloqueio acontece quando o valor fica na conta por mais de 60 dias sem saque, informa o Instituto Nacional do Seguro Social.
- Essa suspensão é aplicada apenas aos beneficiários que fazem o saque com o cartão magnético, quem recebe em conta corrente não precisa se preocupar.
- Se o beneficiário estiver impedido de fazer o saque, ele pode nomear um procurador.
Saque do benefício do INSS
- Se o motivo que impossibilita o saque for de saúde, como doença contagiosa, dificuldade ou impossibilidade de locomoção, o procurador deve apresentar um atestado médico.
- Nos casos de internação é necessário apresentar ao INSS a declaração da clínica.
- Quando o motivo for por uma viagem, é necessário apresentar declaração escrita, informando se a viagem é no país ou ao exterior e o tempo de duração.
- Lembrando que a procuração deve ser assinada, caso a assinatura não seja possível é necessário registrá-la em cartório.
Como solicitar o desbloqueio do benefício do INSS
- A reativação do pagamento pode ser solicitada pelo app ou site Meu INSS ou ainda pelo telefone 135.
- Por esses canais, também é possível solicitar a nomeação de procurador ou administrador provisório.
- Além do envio da documentação que comprove a procuração.
A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, apresenta as datas de pagamento do INSS em janeiro.