Recado importante para quem vendeu o carro: você pode MAIS dinheiro a receber; veja como conferir o direito

Uma boa notícia para quem vendeu o carro recentemente e ainda possui um seguro ativo: é possível recuperar parte do valor pago pelo seguro. Essa prática, conhecida como endosso, permite que os proprietários solicitem o reembolso proporcional ao período não utilizado após a venda do veículo. É uma maneira de garantir que o dinheiro investido no seguro não seja desperdiçado.

Recado importante para quem vendeu o carro: você pode
MAIS dinheiro a receber; veja como conferir o direito. (Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

De acordo com matéria do Estadão, para quem vendeu o carro, o processo de reembolso é simples e pode ser realizado diretamente com a seguradora. Ao comunicar a venda do veículo e formalizar o cancelamento da apólice, você tem o direito de receber a devolução do valor referente aos meses restantes da cobertura.

Como quem vendeu o carro pode solicitar o reembolso?

A especialista Danielle Santana, colaboradora do FDR, comenta sobre mudança na lei libera redução de preço de carro para grupo específico.

Além disso, o especialista Ariel França, colaborador do FDR, explica mais sobre os pagamentos do IPVA 2025 no vídeo abaixo.

O que é levado em consideração no cálculo do reembolso?

O valor do reembolso será proporcional ao período que falta para o término da apólice. Ou seja, se você cancelou o seguro após 6 meses de um contrato anual, terá direito a receber de volta o valor referente aos 6 meses restantes.

Mas fique atento aos detalhes, pois algumas apólices podem prever multas ou taxas adicionais para o cancelamento antecipado.

O que fazer em caso de negativa da seguradora?

Se a seguradora se negar a realizar o reembolso, você pode:

YouTube video player
Yasmin SouzaYasmin Souza
Jornalista com experiência em redação, gestão de redes sociais e SEO.
Sair da versão mobile