Aposentados do INSS em festa após suspensão de bloqueio de pagamento por prova de vida

Os aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estão comemorando uma decisão do Governo Federal: a Medida Provisória que garante a suspensão do bloqueio de pagamentos dos benefícios por falta da Prova de Vida dos segurados foi prorrogada por seis meses! 

Aposentados do INSS em festa após suspensão de bloqueio de pagamento por prova de vida
Imagem: Jeane de Oliveira / FDR

 

Anteriormente, a Prova de Vida era realizada obrigatoriamente pelas pessoas que recebiam os benefícios do INSS, todos os anos, para a comprovação da vida do segurado. Dessa forma, o beneficiário evitava que o pagamento fosse cortado. 

Desde 2023, por meio de portarias, o INSS suspendeu os cortes de pagamentos. E segundo o InfoMoney, desde janeiro de 2024, a responsabilidade em comprovar que o beneficiário está vivo é do INSS, por meio do cruzamento de dados de diversas bases de órgãos federais. 

O que é a prova de vida do INSS? 

Daniele Santana, especialista do FDR, comenta sobre o procedimento, confira.

Na prática, a comprovação de vida por iniciativa do segurado deixou de ser necessária. O cidadão só precisa interagir com serviços públicos ou privados, como:

Além disso, apesar de não ser obrigatório, o segurado pode fazer a prova de vida por conta própria. Ele só precisa ir até a sua agência bancária ou acessar o aplicativo do Meu INSS. 

Ariel França, colaborador do FDR, explica como funciona a Prova de Vida, confira:

YouTube video player
Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
Sair da versão mobile