Governo emite comunicado sobre pix gratuito e sigilo bancário que afeta todos com CPF final 0,1,2,3,4,5 até 9

Buscando evitar a divulgação de mais fake news e a criação de um desespero generalizado entre os brasileiros, o Governo Federal comunicou a criação de uma Medida Provisória (MP) para reforçar a proteção ao sigilo bancário e garantir a gratuidade nas transações via Pix para todos com o CPF final de 0 a 9. 

Governo emite comunicado sobre pix gratuito e sigilo bancário que afeta todos com CPF final 0,1,2,3,4,5 até 9
Imagem: Jeane de Oliveira / FDR 

 

A medida surgiu em meio a uma onda de fake news sobre a regra da Receita Federal sobre a fiscalização de transações acima de R$5 mil no Pix. A regra, inclusive, foi anulada pelo governo. 

De acordo com o IG,  a MP estabelece que os pagamentos feitos por Pix devem ser tratados da mesma forma que os pagamentos feitos com dinheiro em espécie. Ou seja: não existe nenhuma taxa para as compras feitas com o Pix e essas cobranças adicionais sobre as transações estão proibidas! 

Entenda a Medida Provisória que mantém o pix gratuito e sigilo bancário

 

YouTube video player
Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
Sair da versão mobile