Dado INÉDITO sobre o Bolsa Família deixa a população surpresa e em alerta

Bolsa Família é mais que um programa de distribuição de renda. Ele também atua em diversas outras frentes importantes, o que inclui a saúde da população. Segundo o MDS a distribuição de renda tem impactado diretamente a saúde pública da população em vulnerabilidade social.

Em 2025 o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) segue fazendo os pagamentos do Bolsa Família. O programa garante uma renda mensal para as famílias em vulnerabilidade social. Mas, vai além disso, também contribuindo com a saúde da população.

A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta qual será o primeiro grupo a receber o Bolsa Família.

Dado INÉDITO sobre o Bolsa Família deixa a população surpresa e em alerta
(Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

Bolsa Família contribui com a saúde da população

O MDS divulgou um estudo publicado na revista científica Nature Medicine no dia 3 de janeiro. O texto releva o impacto do Bolsa Família na redução da tuberculose no Brasil, tanto na incidência (número de novos casos) quanto na mortalidade da doença.

A pesquisa foi realizada por pesquisadores internacionais a partir de dados coletados entre 2004 e 2015. E apontou para uma redução de mais da metade do número de casos da doença entre as pessoas em extrema pobreza ou indígenas.

O ISGlobal (Instituto de Saúde Global) de Barcelona, foi um dos responsáveis pela pesquisa, que apontou para:

  • Redução de mais de 50% no número de casos e morte por tuberculose entre as pessoas em extrema pobreza;
  • Redução de mais de 60% entre os povos indígenas.

Para encontrar esses dados os pesquisadores utilizaram informações do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) e do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM). No comparativo entre esses dados e os cadastrados no CadÚnico, uma redução no número de casos foi percebida.

Dentro do CadÚnico os pesquisadores focaram nas pessoas com renda mensal até R$ 218 por pessoa, chegando ao total de 54,57 milhões de pessoas analisadas, das quais, 23,9 milhões (43,8%) eram beneficiários do Bolsa Família; e outros 30,66 milhões (56,2%) não recebiam o benefício. 

Confira a íntegra do estudo aqui, no entanto, o texto só está disponível em inglês.

Dado INÉDITO sobre o Bolsa Família deixa a população surpresa e em alerta
(Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

Condicionantes do Bolsa Família

O Programa Bolsa Família vai além de ser apenas uma forma de distribuição de renda, ele também tem um importante papel no que se refere às questões de saúde e educação das crianças e adolescentes. Isso pode ser percebido através das condicionantes do programa:

  • Cumprimento do calendário nacional de vacinação;
  • Acompanhamento do estado nutricional, para os beneficiários que tenham até 7 (sete) anos de idade incompletos;
  • Realização de pré-natal das gestantes.

Essas condicionalidades são compromissos assumidos pelas famílias e que garantem a continuidade dos depósitos. Sendo assim, quando acontece o descumprimento de uma delas o MDS pode adotar a suspensão dos depósitos.

Quem pode ingressar no Bolsa Família?

O benefício é voltado às pessoas com renda familiar mensal de R$ 218 por pessoa. Para descobrir a sua renda per capita você deve somar os salários/remunerações de todos que moram junto e dividir pela quantidade de pessoas.

Se a renda da família estiver dentro desse critério e ela estiver inscrita no Cadastro Único, com dados atualizados, estará elegível ao benefício, concedido automaticamente pelo MDS.

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.