A Carteira do Idoso é uma ferramenta pública que garante acesso facilitado ao transporte para pessoas com 60 anos ou mais. Com foco naqueles cuja renda mensal é inferior a dois salários mínimos, ela oferece isenções e descontos em tarifas.
Além de assegurar o direito ao transporte, a Carteira do Idoso incentiva a participação em atividades sociais e culturais. Essa iniciativa reforça a integração e contribui para a qualidade de vida da população idosa. Com o envelhecimento acelerado da população brasileira, o governo está redobrando seus esforços para criar políticas que promovam um envelhecimento digno e ativo.
A Carteira do Idoso 2025 é uma dessas medidas, projetada para melhorar a integração social e o bem-estar dos cidadãos mais velhos. Para obter o documento, é necessário que o candidato tenha uma renda familiar per capita de até dois salários mínimos. Embora o documento não ofereça um valor monetário extra, ele facilita a redução de despesas mensais essenciais, promovendo um alívio financeiro significativo.
Continue acompanhando para saber todos os detalhes necessários para a aquisição da Carteira do Idoso 2025. Enquanto isso, neste artigo, eu te apresento as últimas informações sobre mudanças em outro importante documento direcionado à população 60+. Confira!
Quem pode solicitar a Carteira do Idoso 2025?
Todas aquelas pessoas com mais de 60 anos que não tem comprovação de renda e que recebam até dois salários mínimos, podem solicitar a carteira do idoso. Para solicitar é preciso ser cadastrado no CadÚnico (Cadastro Único) do Governo Federal.
Caso não tenha o cadastro, é preciso entrar em contato com o CRAS mais próximo de sua casa para realizar o cadastro. Ressaltando que, somente através da inscrição no CadÚnico que o cidadão terá acesso ao NIS (Número de Identificação Social).
Solicitação online da Carteira do Idoso 2025
Solicitação online
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Na plataforma, o cidadão deve clicar na opção “iniciar”;
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Em seguida, selecionar a opção “emitir carteira”;
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Após preencher os dados solicitados e informar os documentos (RG, CNH ou passaporte, comprovante de residência e certidão de nascimento ou casamento), a carteira estará disponível para impressão.
Essa ferramenta fortalece a autonomia dos idosos, garantindo acesso a benefícios sociais fundamentais. É mais um passo para uma sociedade justa, que preza pelo respeito e pela valorização dos idosos.
Solicitação presencial
Caso você não queira pedir sozinho pela internet, também pode solicitá-lo junto ao CRAS. É preciso comparecer presencialmente ao local com as seguintes informações e documentos comprobatórios:
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Documento de identidade com foto;
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CPF;
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Número do NIS.
Caso não tenha o CadÚnico, aproveite o momento para realizar o cadastro e já emitir sua carteirinha de pessoa idosa. A carteira feita pelo CRAS pode demorar até 45 dias para ficar pronta. Caso necessite com urgência, o CRAS pode emitir uma declaração provisória para o beneficiário.
Benefícios da Carteira do Idoso?
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Isenção de tarifas de transporte: Permissão de viajar sem custos em transportes públicos, facilitando o acesso a diferentes partes da cidade.
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Descontos em eventos culturais: Reduções de preços para atrações culturais como cinemas e museus, promovendo o engajamento cultural.
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Atendimento rápido: Prioridade em filas de instituições públicas e privadas, resultando em um atendimento mais célere.
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Apoio médico: Acesso garantido a programas de saúde e vacinas gratuitas para acompanhamento regular.
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Auxílios financeiros: Possibilidade de obter suportes financeiros para aqueles que necessitam comprovação de baixa renda.
Quais informações constam na Carteira do Idoso 2025?
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Nome Completo: é obrigatório a presença do nome completo do idoso para que possa ser feita a sua identificação.
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Data de Nascimento: para comprovação da idade da pessoa idosa, também é necessário a inclusão da data de nascimento na carteirinha.
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Número do Documento de Identificação: assim como a carteirinha de estudante que possui número de documento de identificação, a carteira do idoso também deve ter o número da carteira de identidade.
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Número do CPF: mesmo caso do RG, o CPF é um documento importante na vida de todo cidadão e deve estar presente na carteirinha do idoso.
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NIS: o NIS, Número de Inscrição Social, cadastro oferecido pelo Governo Federal para identificar o cidadão que recebe ou não benefício social, também é obrigatório na carteira da pessoa idosa.
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Data de expedição e validade: a carteirinha do idoso também apresenta a data de expedição e de validade.
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QR Code com código alfanumérico: além dessas informações, estará presente na carteira de pessoa idosa, um QR Code com código alfanumérico.
Qual é a validade da Carteira do Idoso 2025?
A carteira do idoso tem a validade de dois anos. Na própria carteirinha tem o prazo de validade. Por isso, sempre que estiver próximo de vencer, solicite uma nova e não fique sem.