Uma série de notícias vinculadas nos últimos sobre a suspensão do processo de prova de vida do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) geraram surpresas entre os cidadãos que são atendidos por benefícios do órgão federal. No entanto, por meio de um comunicado oficial vinculado nesta semana, o INSS negou que tenha realizado a suspensão do processo de prova de vida.
Segundo o órgão federal, o procedimento continua sendo realizado de forma anual. No entanto, o método utilizado para a realização da prova de vida foi alterado recentemente. Dessa forma, é preciso que os cidadãos fiquem atentos para entender como ela tem funcionado e em quais casos poderá ser necessário comparecer até uma agência da Previdência Social para realizar a prova de vida.
De acordo com a especialista do FDR, Laura Alvarenga, apenas no ano de 2024 foram realizadas 34,6 milhões de provas de vida usando o novo método que utiliza o cruzamento de informações com outros órgãos sociais para comprovação de vida dos beneficiários do INSS. O formato atual é adotado pelo órgão federal desde 2023 e permite a dispensa de alguns beneficiários do comparecimento até agências da Previdência Social.
Entenda como é realizada a prova de vida do INSS atualmente:
- O procedimento é realizado por meio da checagem em outros bases governamentais de dados;
- São usadas informações obtidas com órgãos como a Justiça Eleitoral, por exemplo;
- Isso porque alguns procedimentos exigem a apresentação da biometria do cidadão, o que já serve como comprovante de vida;
- Além disso, o INSS determina que não existirá bloqueio de benefícios por falta de prova de vida;
- Para tal, uma nova portaria que reforça a questão deverá ser publicada em breve pelo órgão;
- Isso porque a obrigação de realizar a comprovação de vida é do INSS;
“O INSS não vai bloquear ou suspender benefícios por falta de comprovação de vida mesmo com o fim da vigência da portaria 723 no final de dezembro. O dever de provar que os beneficiários estão vivos é do INSS, que tem feito o cruzamento de dados com outras bases governamentais e busca mais parcerias para ampliar o batimento de informações”, explicou o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto.
- Para checar se teve sua prova de vida realizada, o cidadão pode realizar a conferência diretamente no aplicativo ou site do Meu INSS, buscando pela opção de prova de vida;
- A comprovação também pode ser feita por telefone, discando na Central de Atendimento telefônico 135.
Neste vídeo o colaborador do FDR, Ariel França, traz mais informações sobre o procedimento. Confira: