Governo emite comunicado importante sobre bloqueio de benefício do INSS

No final de 2024, a portaria que garantia a não suspensão ou o não bloqueio de benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) expirou. Para garantir que os bloqueios nos pagamentos não aconteçam, a medida precisará ser renovada. A medida deverá ser reeditada nos próximos dias. 

Governo emite comunicado importante sobre bloqueio de benefício do INSS
Imagem: FDR

 

Com isso, os beneficiários do INSS poderão ficar mais tranquilos, já que, caso aprovada, a medida voltará a garantir que os benefícios não sejam suspensos ou bloqueados. As informações são do jornal O Globo

Anteriormente, a Prova de Vida era realizada obrigatoriamente pelas pessoas que recebiam os benefícios do INSS, todos os anos, para a comprovação da vida do segurado. Dessa forma, o beneficiário evitava que o pagamento fosse cortado. 

Desde 2023, por meio de portarias, o INSS suspendeu os cortes de pagamentos. 

O que é a prova de vida do INSS? 

Na prática, a comprovação de vida por iniciativa do segurado deixou de ser necessária. O cidadão só precisa interagir com serviços públicos ou privados, como:

Além disso, apesar de não ser obrigatório, o segurado pode fazer a prova de vida por conta própria. Ele só precisa ir até a sua agência bancária ou acessar o aplicativo do Meu INSS. 

Apesar da possível obrigatoriedade da Prova de Vida, os aposentados e pensionistas do INSS foram beneficiados o reajuste no valor do benefício por causa do aumento do salário mínimo de 2025. Ariel França, colaborador do FDR, explica em vídeo abaixo:

YouTube video player
Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
Sair da versão mobile