Fake News usa música “Descer pra BC” e Banco Central se pronuncia desmentindo a taxação do Pix

Nas últimas semanas o que mais surgiu na internet foram vídeos de opiniões a respeito da nova fiscalização do PIX. Famosos, autoridades e anônimos publicaram em suas redes versões sobre a medida. Um vídeo faz chacota da situação usando um dos hits do verão de 2025. 

pix
Fake News usa música “Descer pra BC” e Banco Central se pronuncia desmentindo a taxação do Pix (Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

A música “Descer pra BC” da dupla Brenno e Matheus em parceria com DJ Ari SL, viralizou na internet e se tornou um dos hits do verão. Devido a sua popularidade, usaram a melodia como modelo para criar uma paródia falando sobre a nova fiscalização do PIX.

A grande questão sobre isso é que a paródia indica que vai haver taxação do método de pagamento, sendo que isso é mentira. A Receita Federal já abriu mão de fiscalizar as movimentações financeiras, mas ainda assim o burburinho continua. 

O vídeo com a paródia pode ser acessado por aqui

O que aconteceu com o PIX?

No início desse ano a Receita Federal passou a fiscalizar as movimentações financeiras via PIX acima de R$ 5 mil para pessoa física, e acima de R$ 15 mil para pessoa jurídica.

Segundo o órgão público, a medida apenas regulamentou uma ordem que já existe na legislação, já que a Receita Federal tem permissão para acompanhar a movimentação financeira dos brasileiros a fim de monitorar se há sonegação de impostos.

O que a nova regra fez foi garantir que as transações via PIX feitas em bancos digitais, instituições financeiras e operadoras de cartão de crédito, também fossem acompanhadas. 

Porém, a medida gerou muita polêmica e textos distorcidos. Alguns pequenos empresários passaram a negar o recebimento das vendas por PIX a fim de evitar serem pegos pela Receita, e muitos brasileiros temeram ser taxados pelo uso desse método de pagamento. 

Haddad garante que Justiça vai investigar as fake news sobre o PIX

De acordo com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a AGU (Advocacia Geral da União) já foi acionada para tomar as medidas judiciais cabíveis. Isso porque, com as fake news espalhadas pelas redes sociais muitos brasileiros acabaram caindo em golpes. 

Os criminosos fingiam ser da Receita Federal e a partir disso cobravam uma taxa fake, as vítimas acabavam pagando pelo valor com medo de responderem judicialmente.

O que os empresários têm como responsabilidade é a declaração de rendimentos, veja como funciona para o MEI:

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile