O MGI acaba de divulgar um novo cronograma do CNU, antecipando a divulgação dos resultados. A mudança é significativa especialmente para os candidatos que concorrem aos cargos com curso de formação. Eles terão que manifestar interesse na seleção e por isso devem ficar de olho nas novas datas.
Mais de 2 mil candidatos serão convocados para o curso de formação do Concurso Nacional Unificado; ao todo a seleção oferece 6,6 mil vagas de emprego. Agora um novo cronograma do CNU foi divulgado pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos.
A orientação da represente da pasta, Esther Dweck, é que os candidatos fiquem de olho às datas da seleção.
Principais datas do novo cronograma do CNU
As datas abaixo foram confirmadas pela Secretaria de Comunicação Social:
- Divulgação da lista definitiva de classificação para os cargos do bloco 8 e divulgação das notas finais e da primeira convocação para os cursos de formação (blocos 1 a 7): 4 de fevereiro
- Prazo para confirmação de interesse em participar do curso de formação: 4 e 5 de fevereiro
- Segunda convocação para cursos de formação: 11 de fevereiro
- Confirmação de interesse na segunda chamada: 11 e 12 de fevereiro
- Terceira convocação para cursos de formação: 18 de fevereiro
- Confirmação de interesse na terceira chamada: 18 e 19 de fevereiro
O novo cronograma do CNU representa uma antecipação na divulgação dos resultados em uma semana, esclareceu a ministra Esther Dweck durante coletiva de imprensa.
“A divulgação do resultado será no dia 4 de fevereiro, antecipando em uma semana em relação à data que a gente tinha anunciado anteriormente. Conforme a gente teve a última mudança no calendário, a equipe da Cesgranrio trabalhou na correção de provas e conseguiu, acompanhada pela nossa equipe, antecipar o calendário”, disse a ministra do MGI.
Cursos de formação do CNU
A ministra chamou atenção dos candidatos do Concurso Nacional Unificado para o curso de formação, etapa aplicada aos seguintes cargos:
- Analista de Comércio Exterior, com 50 vagas
- Analista de Infraestrutura, com 300 vagas;
- Auditor-Fiscal do Trabalho, com 900 vagas;
- Analista em Tecnologia da Informação, com 300 vagas;
- Analista técnico de Políticas Sociais, com 500 vagas;
- Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, 150 vagas;
- Especialista em Regulação de Saúde Suplementar, com 35 vagas;
- Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Energia, com 40 vagas; e
- Especialista em Regulação de Serviços de Transporte Aquaviários, com 30 vagas.
O MGI planeja três convocações de aprovados para os cursos de formação desses cargos, nos dias 4, 11 e 18 de fevereiro. Após isso os candidatos convocados deverão confirmar a participação no curso de formação nas seguintes datas:
- 4 e 5 de fevereiro
- 11 e 12 de fevereiro
- 18 e 19 de fevereiro
Quem não fizer a confirmação ficará de fora da seleção, inclusive para os demais cargos da sua lista. Por isso é importante seguir acompanhando as convocações através do site do Concurso Nacional Unificado.
“O candidato que não manifestar interesse em participar dos cursos de formação no prazo estabelecido, deixa de concorrer a esta vaga para qual foi chamado e para todas as outras que estão abaixo. Ele só fica no cadastro reserva para aquelas que estão acima. Por isso, é muito importante que a pessoa que queira participar não deixe de olhar no dia 4 de fevereiro se foi convocado ou não”, disse a ministra.
A convocação será feita através de edital, onde os candidatos poderão encontrar mais informações sobre essa etapa. Essa conformação deverá ser feita apenas uma vez, nas convocações futuras o candidato poderá ser realocado, afirma o MGI.
“Você não precisa confirmar de novo. Automaticamente é realocado, se estiver na sua preferência acima, para o curso de formação daquela outra carreira. Vai estar no manual. A gente pressupõe que, se a pessoa aceitou participar do curso de formação, ela está disposta a participar de todos os cursos daquelas carreiras que ela mais gostaria de entrar”, explicou a ministra.
Após confirmar a participação o candidato terá que fazer a matrícula no curso, em data a ser confirmada.
A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, apresenta o concurso do Sebrae, uma alternativa para quem ainda busca uma oportunidade de trabalho.
Assista ao vídeo do colunista do FDR, Ariel França, e confira outras opções de seleção que será lançada em breve: